Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí cumprimenta

26 de Junho de 2019 às 23:41

Tatuí cumprimenta Crédito da foto: Divulgação

O jornal Cruzeiro do Sul recebeu do vereador Ronaldo Mota, da Câmara Municipal de Tatuí, a moção 338, de aplausos e congratulações pela comemoração dos 116 anos do jornal, que foi recebida esta semana. Diz o vereador Ronaldo Mota: “Sabemos que a informação é um dos instrumentos mais poderosos em favor da democracia e da cidadania. O Brasil vive hoje um período de ampla liberdade de imprensa.” A justificativa continua: “Esse importantíssimo veículo de comunicação, jornal Cruzeiro do Sul, com milhares de leitores e assinantes em toda a região especialmente em Tatuí, que compõe a Região Metropolitana de Sorocaba, tem contribuído de forma significativa para levar a todos a informação imparcial e real dos fatos”. A diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul, e o editor-chefe, Romeu-Sérgio Osório, a quem foi encaminhada a moção, agradecem e enviam votos de sucesso a todo o Legislativo de Tatuí em seu trabalho a serviço da população.

Decoro

A Câmara de Sorocaba recebeu nesta quarta-feira (26) uma representação com pedido de instauração de Processo Disciplinar contra a vereadora Iara Bernardi (PT). A representação, feita pelo munícipe Rafael Sarti, alega que na discussão da parlamentar com o vereador Luís Santos (Pros), registrada terça-feira (25), durante sessão ordinária, na Câmara e relatada por esta coluna, houve abuso das prerrogativas asseguradas aos membros da Câmara e que o ato da vereadora é incompatível com o decoro parlamentar.

Perturbando a ordem

No documento protocolado, Sarti afirma que a vereadora, “a todo o momento da denúncia de seu par Luís Santos (Pros), tentou perturbar a ordem dos trabalhos da Câmara de Vereadores, ferindo o decoro parlamentar de forma incompatível a seu cargo.” Ele cita ainda que “ao arrancar o microfone de seu par, demonstrou um comportamento reprovável às relações sociais, atentando contra a moralidade e a boa conduta, que deve prezar a Câmara de Vereadores, zelando pela imagem dos trabalhos, ferindo novamente o Código de Ética no seu art. 5º”. Vale lembrar que o denunciante é o mesmo que apresentou a denúncia que deu origem à Comissão Processante que investiga a vice-prefeita de Sorocaba.

O que diz a vereadora

Em nota oficial, a assessoria da vereadora em questão avaliou que “não foi comunicada sobre eventual protocolo do documento, na Câmara Municipal de Sorocaba, questionando o episódio envolvendo sua defesa dos Direitos Humanos em debate com outro parlamentar da Casa de Leis, portanto, não se manifestará neste momento”. A parlamentar disse ainda “que sua conduta foi pautada na defesa dos Direitos Humanos, tendo agido em conformidade com sua postura que, há décadas, é de defesa intransigente desse tema”.

Atos dos conselhos municipais

Começou a ser cumprida nesta semana em Sorocaba a lei 11.946/2019, que determina que a Prefeitura divulgue na internet os atos de todos os conselhos municipais de Sorocaba. A lei permitirá que a sociedade acompanhe mais facilmente as demandas levantadas pelos órgãos e cobre o Poder Público sobre os encaminhamentos. A página destinada aos conselhos está hospedada no portal da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br/conselhos-municipais) e começou a operar na terça-feira. Segundo a Câmara Municipal, os conselhos têm papel fundamental na criação de políticas públicas, pois contam com representantes do poder público e da sociedade civil que se debruçam sobre temas específicos como saúde, meio ambiente e outros para buscar soluções. Alguns destes conselhos são deliberativos, o que lhes confere poder, e têm poder de fiscalização.

São Paulo contra as Drogas

A Secretaria Estadual da Educação lançou nesta quarta-feira (26) o programa São Paulo contra as Drogas na Escola Estadual Abino Cesar, na Vila Mazzei, zona norte da capital, que receberá as ações como projeto piloto. O programa será estendido para toda a rede estadual e inclui feiras itinerantes para abordar os efeitos das drogas no ambiente familiar, palestras, além de atividades em sala de aula para mostrar histórias reais de jovens que abandonaram o vício. A ação é uma parceria conjunta da Secretaria da Educação com a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria da Saúde e marca o Dia Mundial de Enfrentamento das Drogas celebrado nesta quarta-feira (26).