Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba sedia festival gastronômico em outubro no Feito em SP

19 de Setembro de 2019 às 00:01

Sorocaba sedia festival gastronômico em outubro Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (3/6/2015)

O Parque Tecnológico de Sorocaba vai ser a sede de uma das etapas do Festival Feito em SP. Trata-se de um festival gastronômico criado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado para selecionar e eleger pratos típicos e saborosos.

O festival gastronômico terá a fase sorocabana marcada para 12 de outubro, das 17h às 22h.

No entanto, os interessados deverão se inscrever até 25 de setembro, por meio do site da organizadora do evento Feito em SP.

O Festival Feito em SP é voltado a restaurantes e produtores. Serão escolhidos pratos e produtos típicos que vão representar, na finalíssima, a macrorregião de Sorocaba, formada por mais de 70 municípios. A etapa sorocabana contará com a presença da chef Ieda de Matos.

A final será no Memorial da América Latina, de 24 a 27 de outubro.

Educação ambiental nas escolas

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei 454 de 2015 que institui a disciplina de educação ambiental na grade curricular dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual. A ideia da iniciativa é proporcionar maior nível de informação aos alunos da Educação Básica. Deverão ser aplicados os temas como a destinação correta do lixo, a preservação dos ecossistemas, a importância do desenvolvimento sustentável e também as práticas ligadas à saúde. A iniciativa é do deputado estadual Carlos Cezar (PSB).

Parlamento Jovem

Será realizada nesta quinta-feira (19), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba a cerimônia de diplomação e posse dos estudantes eleitos e suplentes do Parlamento Jovem 2019. Os 20 vereadores mirins, em seguida, irão eleger a Mesa Diretora do projeto.

Durante o período de legislatura dos estudantes, que terá três sessões ordinárias e a cerimônia de encerramento, os participantes vivenciarão o cotidiano dos vereadores. O projeto é promovido pela Escola do Legislativo da Câmara. Em eleições nas próprias escolas, foram eleitos 20 alunos titulares e 20 suplentes do 6º ao 9º ano de cinco escolas municipais de Sorocaba.

Limite de remuneração

O Jornal do Município de terça-feira (17) trouxe um decreto editado pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) que trata da aplicação do limite remuneratório constitucional no âmbito da Prefeitura. Pelo texto, o valor dos subsídios de prefeito será o limite remuneratório dos servidores municipais ocupantes de cargos, funções e empregos públicos, dos detentores de mandato e demais agentes políticos. O texto inclui proventos, pensões ou outra espécie remuneratória.

Posse na Academia de História Militar

Será empossado nesta quinta-feira (19) o primeiro presidente de honra da Academia de História Militar Terrestre do Brasil / São Paulo General Bertholdo Klinger. A posse será do general de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste.

O evento ocorrerá às 19h30, no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que fica na rua Doutor Ruy Barbosa, 84, no bairro Além-Ponte. Outras personalidades também serão agraciadas com o Grande Colar da Academia.

O general Amaro sucede o general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, que tendo tomando posse em abril deste ano, foi levado à condição de ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República.