Buscar no Cruzeiro

Buscar

Só para servidores

18 de Junho de 2020 às 00:01

Só para servidores Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (10/6/2020)

A Câmara de Sorocaba aprovou nesta quarta-feira (17) alterações de dispositivos do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Um dos projetos prevê o afastamento do servidor em virtude do luto pelo falecimento de enteados, avós, netos e sogros. Outra alteração amplia a licença-paternidade para 20 dias e possibilita aos servidores (exceto os docentes e especialistas de educação do quadro do Magistério), requererem o gozo das férias em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.

Derrite é contra o Fundo Eleitoral

Às vésperas das eleições municipais, o deputado federal Guilherme Derrite (PP), conhecido como Capitão Derrite, criticou os valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fefc). O fundo prevê R$ 2 bilhões destinados às campanhas para o pleito do legislativo e executivo de 2020. Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, Derrite relembrou que votou contra o valor aprovado para o exercício de 2020 das campanhas. “É o fundão eleitoral, todas as vezes que ele entrou em pauta eu votei contra, sou favorável a destinação desse fundo para o combate ao novo coronavírus. R$ 2 bilhões é absurdo”, avaliou o deputado.

Discussão

Crítico ao Fefc, o parlamentar destacou que é preciso discutir junto à população as questões ligadas ao financiamento das campanhas eleitorais e também forma como ele é distribuído atualmente. “É um debate que tem que ser construído. A partir do momento que ele existe, isso tem que ser distribuído de maneira equânime para que todos cheguem nas mesmas condições, para exercer a representatividade geral”, finalizou.

Respiradores

O Governo do Estado de São Paulo enviará seis respiradores para serem utilizados no hospital de campanha de Sorocaba. A liberação dos equipamentos foi confirmada em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na tarde desta quarta-feira (17). Segundo o secretário, os respiradores devem chegar ainda nesta semana em Sorocaba. A medida atende pedido da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB). De acordo com a Prefeitura, os novos respiradores serão utilizados na implementação de novos leitos além dos previstos.

Comunicação na pandemia

A Secretaria da Saúde (SES) teve o trabalho “A Importância da Comunicação Comunitária no Combate à Covid-19” selecionado pelo Ministério da Saúde para um debate virtual que ocorre nesta sexta-feira (19), às 17h. A iniciativa faz parte do Prêmio APS Forte no SUS no combate à pandemia, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. O objetivo do debate é promover a divulgação imediata das práticas inovadoras adotadas nessa época de pandemia. O selecionado foi elaborado por quatro servidores municipais: a médica Tatchia Garcia, a enfermeira Renata Ferraz e os jornalistas Bruno Rodrigues e Marcelo de Almeida Júnior. Este último será o responsável em representar a Secretaria da Saúde no debate.