Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviços financeiros dominam reclamações no Procon

07 de Janeiro de 2020 às 00:01

Crédito da foto: Emídio Marques (29/10/2019)

Reclamações relacionadas a contas bancárias, cartões de crédito, seguros, financiamentos, entre outras foram as que o Procon de Sorocaba mais recebeu, ao longo de 2019.

No total, o organismo realizou 22.385 atendimentos e as reclamações de “assuntos financeiros” representaram 32% do total.

Logo em seguida vieram as reclamações sobre “assuntos privados”, como serviços de entretenimento (TV por assinatura), cursos e escolas, profissionais liberais, agências diversas (viagens, assessorias, etc), entre outros. Elas significaram 22% do total.

O ranking conta ainda com a área de “produtos”, com aproximadamente 21% das reclamações. Nessa área, encontram-se reclamações referentes a garantia, a não entrega do produto ou a entrega de um produto diferente do pedido e defeitos.

Segundo o Procon, dos atendimentos realizados, aproximadamente 80% encontram solução ainda em fase preliminar (15 dias úteis). No entanto, ainda há 1.277 atendimentos que estão em prazo de retorno do consumidor.

160 pontos com radar

A Urbes, que gerencia o trânsito e o transporte de Sorocaba, divulgou nesta segunda-feira (6) a lista dos locais onde os radares fixos estão em operação em Sorocaba. São 160 pontos, no total. Vale lembrar que a multa por excesso de velocidade rende 4, 5 e 7 pontos na carteira, e multa de R$ 130,16, R$ 195,23 e R$ 880,41, respectivamente.

Abertura de inscrição

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, vai abrir as inscrições para participação do sorteio de unidades do Programa Nossa Casa, que serão edificadas em dez municípios.

Nesta fase, serão sorteadas 1.238 moradias em vários municípios paulistas, incluindo Porto Feliz (197), Boituva (116) e Tatuí (158).

As inscrições vão ficar abertas entre os dias 8 e 13 deste mês. Para concorrer ao sorteio das casas, o pretendente deve fazer sua inscrição sempre por meio do aplicativo Kaizala, disponível gratuitamente no App Store e Play Store, ou pelo site www.cdhu.sp.gov.br.

IPTU duplicado

A Secretaria de Controle e Arrecadação da Prefeitura de Ibiúna informou nesta segunda-feira (6) que uma falha na impressão ocasionou a duplicidade na parcela de março do IPTU de 2020. Com isso, o valor referente ao mencionado mês chegou dobrado.

Conforme a pasta, o fato não enseja qualquer prejuízo para os contribuintes, já que os vencimentos são contados mês a mês e o erro consistiu em emissão de 13 parcelas (repetida a parcela de número três). Ou seja: o valor global do IPTU continua o mesmo, apenas dividido em 13 vezes. Por conta disso, os carnês serão retificados.

Pelo aplicativo

Em Itapetininga os moradores podem ajudar a Prefeitura com a denúncia de sujeira e mato alto em terrenos baldios particulares. As reclamações são feitas diariamente por meio do #ItapêMelhor, canal direto e exclusivo de mensagem por WhatsApp no telefone (15) 99815.4635. Se o proprietário do terreno não realizar a limpeza, pode ser multado em R$ 1.672,10.