Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segundo turno

30 de Setembro de 2020 às 00:01

Segundo turno Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (22/10/2018)

Nas eleições municipais deste ano, 28 dos 645 municípios do Estado podem ter segundo turno para a escolha de prefeito e vice-prefeito. Isso porque a Constituição Federal determina que, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, deve haver eleição em segundo turno para o Poder Executivo se nenhum dos candidatos conseguir, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos. Nessa circunstância, as duas chapas mais votadas no primeiro turno disputarão o segundo. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). essas cidades juntas somam mais de 19 milhões de eleitores paulistas (56,78% do total do Estado, que possui 33.565.294 eleitores). Sorocaba está na lista, com 485.962 eleitores.

Mais 60 dias

A Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC) divulgou nota ontem onde informa que não haverá nenhuma paralisação do atendimento público na Santa Casa de Itu a partir de hoje. “Tendo em vista que as questões relativas à sucessão da gestão do hospital já estão sendo definidas pela Justiça, com deferimento de liminar em favor da SBSC, razão pela qual, por liberalidade e por respeito à população, manterá o serviço público ao longo da transição, que deverá ser encerrada em até 60 dias”, afirma o documento.

Doação

Para apoiar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Grendene, maior exportadora de calçados do país, realizou a doação de 78 mil máscaras descartáveis a instituições e hospitais dos municípios de Cerquilho e Tietê, no interior de São Paulo. Em Cerquilho, as doações foram entregues à Santa Casa de Misericórdia, postos de saúde, Lar São José, igrejas São Benedito e São José, Recerq (Cooperativa de Reciclagem de Cerquilho), Casa das Crianças e Polícia Militar. Na cidade de Tietê, as máscaras foram doadas à Santa Casa de Misericórdia.

Reabertura

A Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult) publicou ontem instrução normativa para reabrir, gradativamente, próprios mantidos pela pasta. Na lista, Biblioteca Municipal e a Biblioteca Infantil Municipal, Casa de Aluísio de Almeida e o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Biblioteca do CEU das Artes e Museu Histórico Sorocabano. Há um cronograma para a reabertura. Os locais terão no máximo, 40% de sua capacidade total. A Casa 52 e o Gabinete da Secretaria da Cultura continuarão com atendimento por agendamento.

Metas fiscais

A Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, realiza na tarde de hoje (30), a partir das 14h, audiência pública para avaliar o cumprimento das metas fiscais do município em relação ao 2º quadrimestre de 2020. O balanço financeiro dos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano será apresentado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). A audiência será realizada no plenário da Câmara, mas não contará com público presencial, devido à pandemia do novo coronavírus e em respeito à legislação eleitoral. A transmissão será pelo canal da TV Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/channel/ UCWQR_GgpIhrfoG1vikt94bA), com participação popular pelo telefone (15) 3238-1157.