Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria não detalha projeto para trem

18 de Janeiro de 2020 às 00:01

Crédito da foto: Luiz Setti (17/1/2020)

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) confirmou ontem ao jornal Cruzeiro do Sul que a implantação da linha do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Sorocaba continua na pauta do governo do Estado de São Paulo.

Mas não deu detalhes de como será a implantação e nem se a licitação do serviço se dará em conjunto com as linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como escreveu na véspera, em uma rede social, o titular da pasta, Alexandre Baldy.

Em nota, a assessoria de imprensa da STM respondeu a questionamento do jornal que o Trem Intercidades “é uma das prioridades do governador João Doria” e que estuda a implantação de uma rede de trens Intercidades “incluindo São Paulo-Sorocaba”. A etapa mais avançada está entre São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas, de acordo com a secretaria.

Calendário escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba publicou nesta sexta-feira (17) as orientações para elaboração do calendário escolar 2020. No documento, a Sedu indica diversas orientações, como o início do ano letivo, que será em 5 de fevereiro. Já o término do ano letivo está previsto para o dia 18 de dezembro. O documento também indica a duração de cada bimestre e as datas para as reuniões de equipe escolar, além de tratar das férias docentes de 30 dias, que termina no dia 31 deste mês. O recesso escolar será de 13 de julho até 23 de julho e de 21 de dezembro até 30 de dezembro.

Suspendeu

A Prefeitura de Sorocaba suspendeu o pregão eletrônico destinado à aquisição de suportes e televisores para a Secretaria de Segurança e Defesa Civil. A suspensão da abertura do certame ocorreu a pedido da pasta. Os equipamentos serão utilizados para compor painel de visualização de videomonitoramento de próprios e sistemas de segurança pública da cidade.

Em substituição

O presidente em exercício da Câmara de Sorocaba, Fausto Peres (Podemos), designou Lucas Dalmazo Domingues para exercer, em caráter de substituição, o cargo de secretário jurídico. Essa situação ocorrerá enquanto durar o afastamento de Márcia Pegorelli Antunes, titular do cargo, que está em férias desde a terça-feira (15).

Problemas na CDHU

Em ação realizada nesta semana, equipes da Prefeitura de Ibiúna orientaram os moradores do conjunto habitacional do Jardim Gemima a respeito dos problemas encontrados em suas residências. Desde que se mudaram para o local, os beneficiários têm reclamado de rachaduras, infiltrações e outros defeitos encontrados em suas casas. No total, 100 pessoas foram atendidas pela força-tarefa. As propriedades foram construídas pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).