Reunião sobre venda de veículos
Crédito da foto: Divulgação / Câmara de Sorocaba
A comissão especial da Câmara Municipal que acompanha medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em Sorocaba reuniu-se sexta-feira com representantes de concessionárias de veículos da cidade, na Sala de Reuniões do Legislativo. O encontro foi realizado para tirar dúvidas em relação às restrições impostas pelo decreto estadual de fechamento do comércio. Participaram o presidente da comissão, Anselmo Neto (Podemos), o relator, Hudson Pessini (MDB), o vereador Péricles Régis (MDB) e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas. Uma alternativa são as vendas on-line, apenas com a negociação no local. A pedido dos representantes das concessionárias, a comissão também elaborou um ofício que será encaminhado ao Executivo em relação a uma liminar concedida a uma empresa do ramo em Sorocaba, permitindo seu funcionamento. Os vereadores questionam se o benefício conferido a essa empresa poderia ser estendido às demais.
Liminar de servidores
O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o corte de salário dos servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A medida fazia parte de um pacote apresentado pela Mesa Diretora da casa para economizar cerca de um quarto do orçamento da assembleia, em um total de R$ 320 milhões. Os deputados estaduais aprovaram uma resolução que reduz em 30% seus próprios salários e em 40% as verbas de gabinete. Os salários dos servidores comissionados podem ser cortados em até 20%. O texto também prevê a revisão dos contratos da Alesp. O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa entrou com uma ação contra a medida, alegando o impedimento da redução de salários previsto na Constituição. O argumento foi aceito pelo desembargador Soares Levada.
Corregedoria Extraordinária
O governo paulista instalou uma Corregedoria Setorial Extraordinária para acompanhar e monitorar compras de bens e insumos, parcerias com o setor privado e demais ações de combate à pandemia de Covid-19 em São Paulo. A corregedoria será uma unidade permanente de orientação e prestação de informações aos órgãos reguladores externos, como Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Ligação do Papa
O papa Francisco ligou por volta das 11h40 de ontem para o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, para manifestar preocupação pelo número crescente de doentes e pelas perdas de vidas humanas diante do avanço do coronavírus. Francisco prometeu rezar para todos. Segundo dom Odilo, o pontífice também quis saber como estão os pobres e expressou sua preocupação pela situação deles, “sabendo que nem sempre eles têm casa, nem condições adequadas para seguir as medidas preventivas contra o contágio”.
Máscaras a lojistas
A Clarios, fabricante das baterias Heliar e que tem planta em Sorocaba, vai doar 56 mil máscaras de proteção para lojistas do segmento. Conforme a empresa, a ação irá auxiliar esses profissionais para que façam os atendimentos ao público da forma mais segura possível, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos relacionados. A rede de distribuidores funciona para abastecer não apenas os consumidores finais, mas também toda a cadeia de serviços essenciais como ambulâncias, hospitais, entregadores, entre outros.