Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reunião de emergência

19 de Maio de 2020 às 00:01

Reunião de emergência Crédito da foto: Divulgação

A prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) realizou uma reunião de emergência com seus secretários e membros da Comissão de Avaliação e Combate ao Coronavírus na manhã de domingo. A Secom, que havia se comprometido a divulgar o teor da reunião nesta segunda-feira (18), informou que não foram discutidos aspectos práticos e que possam ser divulgados. A reunião de emergência teria sido realizada apenas para alinhamento de ações futuras.

Denúncia na Câmara

A Câmara de Sorocaba recebeu nesta segunda-feira (18) uma denúncia direcionada à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar contra o vereador Rodrigo Manga (Republicanos). A situação está relacionada a supostos vídeos com informações falsas propagadas pelo parlamentar em uma rede social na semana passada.

O documento foi protocolado pela professora e antropóloga Fina Tranquilin. Segundo a Câmara, a denúncia protocolada será encaminhada à Comissão de Ética que envia cópia ao denunciado para que apresente defesa prévia em 15 dias. Se a Comissão acolher a defesa prévia, a denúncia é arquivada.

Caso contrário é instaurado o procedimento disciplinar com oitiva de testemunhas, juntada de provas e demais procedimentos. A conclusão dos trabalhos da comissão pode culminar advertência pública escrita e até a abertura de processo de cassação.

Manobra

O vereador Rodrigo Manga afirmou não recebeu formalmente a denúncia do pedido contra ele e ainda vai tomar conhecimento do teor desse pedido na íntegra. Ele também disse que entende que o pedido de cassação contra ele é mais uma manobra da velha política, que tenta impedi-lo de cumprir seu papel parlamentar, que é fiscalizar o dinheiro público. Ele defendeu os dados divulgados em seu vídeo e “reitera que continuará exercendo seu papel de agente fiscalizador”.

Sem secretário

A Prefeitura de Sorocaba está sem secretário de Comunicação. Renato Ribeiro Monteiro foi exonerado nesta seguda-feira (18). A portaria de exoneração, assinada pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), informa que a saída ocorreu a pedido. Ele ficou um mês e meio no cargo.

Ipem fiscaliza

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça do Estado e delegado do Inmetro, realizou uma nova etapa da Operação Olhos de Lince, que combate irregularidades em postos de combustíveis. Entre 11 e 15 de maio várias cidades foram fiscalizadas na capital e no interior.

Foram verificadas 620 bombas de combustíveis e encontrados erros em 44 (7%), sendo emitidos 26 autos de infração. O maior erro contra o consumidor foi a falta de 1.750ml a cada 20 litros abastecidos.

As demais irregularidades encontradas foram bicos deslacrados, mangueira em mau estado de conservação, bomba em mau estado de conservação, painel de selagem violado, vazamento na bomba, entre outros. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a fiscalização ocorreu em três cidade: Sorocaba, Itu e Porto Feliz.