Regiões que preocupam
Crédito da foto: Divulgação
Na atualização semanal do painel de classificação de fases de retomada econômica do Plano São Paulo, várias regiões do Estado apresentaram indicadores preocupantes de saúde no enfrentamento do novo coronavírus. As cidades localizadas nas regiões de Marília, Barretos, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto, voltaram á fase de restrição total a comércios e serviços não essenciais. É particularmente preocupante a situação do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Estado. Em Registro houve um crescimento de 67% nas internações.
Arquidiocese fecha...
Atendendo à regressão da flexibilização de serviços não essenciais em Sorocaba para a fase 1, que exclui as atividades religiosas, a Arquidiocese de Sorocaba divulgou comunicado à comunidade católica no qual informa a suspensão de missas com público a partir de segunda-feira (22). No texto, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, lembra que, “apesar de todos os ingentes esforços realizados pelas paróquias no sentido de preparar as igrejas como ambientes seguros e higienizados e sobretudo do comportamento responsável e exemplar de nossos fiéis no que se refere ao combate a pandemia”, o município regrediu para a fase vermelha.
... igrejas ao público
O arcebispo justifica a medida “pela mesma linha de responsabilidade pelo bem comum e de firme propósito de continuar contribuindo no combate à proliferação do coronavírus” e lembra, ainda, que a mesma suspensão poderá valer para as paróquias dos outros municípios “se assim for determinado pelas autoridades competentes.” O endurecimento da quarentena foi determinado na sexta-feira (19) pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), em resposta ao alerta do Governo do Estado de São Paulo sobre o agravamento da pandemia em Sorocaba e a alta taxa de ocupação de leitos públicos de UTI (próxima de 100%).
Araçoiaba da Serra
Os serviços da agência dos Correios em Araçoiaba da Serra devem ser retomados nesta segunda-feira (22), após terem sido suspensos na semana passada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A assessoria de imprensa dos Correios informou que a agência esteve temporariamente fechada “em razão das medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores adotadas pelos Correios”. A empresa não confirmou se a unidade teve algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19 entre os funcionários.