Buscar no Cruzeiro

Buscar

Redução de despesas altera expediente

06 de Setembro de 2018 às 09:40

Foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (27/11/2017)

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, assinou decreto estabelecendo diretrizes e medidas de controle e redução de despesas, com horário excepcional de expediente na Prefeitura. O decreto (nº 5.444/2018) que será publicado na edição do Jornal do Município desta quinta-feira, proíbe novas despesas e horas extras sem prévia autorização do chefe do Executivo e impõe outras medidas para a redução de custos operacionais, como a alteração do horário de funcionamento dos órgãos públicos municipais entre 17 de setembro e 31 de dezembro, que passa a ser ininterrupto das 12h às 18h, com expediente ao público das 12h15 às 17h45 nas repartições. O decreto visa à contenção de gastos, proíbe horas extras e implanta jornada de 30 horas semanais, com fechamento das repartições pela manhã, exceto os serviços essenciais.

Novos horários em Sorocaba

A partir de agora, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) vai passar a abrir ao público também aos sábados, domingos e feriados. A medida já vale neste feriado do Dia da Independência (7 de setembro). Já a Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger vai passar a abrir aos domingos e feriados, mas excepcionalmente neste feriadão abrirá somente no domingo. A Biblioteca Municipal abrirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50 -- como antes -- e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 16h50. Já o Museu abrirá ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h -- como antes -- e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.

Voto em trânsito

A Justiça Eleitoral recebeu 87.979 requerimentos para voto em trânsito nas eleições 2018, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Maior colégio eleitoral do País, São Paulo terá a maior movimentação de eleitores. São 17.773 eleitores de todo o Brasil que pediram para votar no Estado e 16.044 eleitores de municípios paulistas que requereram a transferência temporária para cidades distintas de onde estão inscritos. Dentre esses, 8.101 eleitores votarão no próprio Estado.

Para conhecer o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o site do TSE e clicar no link “Local de votação”, localizado abaixo da seção Serviço ao Eleitor (no alto à esquerda). Após preencher os campos solicitados (nome ou título de eleitor; data de nascimento e nome da mãe), o eleitor obterá informações sobre a zona, a seção e o local onde votar. Em Sorocaba o local para o voto em trânsito é no Sesi, no bairro do Mangal.

Aberto a população

Todas as quintas-feiras, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) está aberto para visitação gratuita. O projeto “Parque Aberto”, iniciativa da Prefeitura, por meio do PTS, visa aproximar a população do mercado de tecnologia e inovação. O local fica aberto para que o público conheça o que é feito dentro do parque, os avanços na tecnologia e estudos científicos realizados dentro do complexo. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de se aproximar do universo da mecânica e robótica.

A iniciativa visa, ainda, promover o interesse de novos investidores nas startups instaladas, possibilitando divulgação espontânea das empresas e novas negociações. Para o presidente do PTS, Roberto Freitas, a visitação do público é imprescindível para que se conheça tudo que é feito dentro do parque. “Trata-se de uma oportunidade para que nossas ações sejam conhecidas e reconhecidas, afinal, ‘respiramos’ tecnologia e inovação todos os dias”, disse. Mais informações pelo telefone: 3316-2323.