Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto proíbe fogos de estampido em Sorocaba

09 de Janeiro de 2020 às 00:01

Lei contra fogos de artifícios segue sem regulamentação Crédito da foto: Erick Pinheiro (24/8/2012)

A Câmara Municipal deverá receber nesta quinta-feira o protocolo de um projeto de lei do Executivo que proíbe o manuseio, a utilização, queima e soltura de fogos de estampido e artifícios em Sorocaba.

A solicitação é de que o projeto seja analisado em regime de urgência pelo Legislativo e também prevê multa de R$ 2 mil ao infrator, que dobra em caso e reincidência.

Assinado pelo prefeito em exercício, Fernando Dini (MDB), que é vereador, o projeto lembra na mensagem que o acompanha que têm sido recorrentes as campanhas promovidas por entidades e militantes de defesa dos animais contra a queima de fogos de artifício.

O projeto não impede a soltura de fogos silenciosos, que colorem o céu.

Serviço de limpeza

O prefeito em exercício, Fernando Dini (MDB) se empolgou nesta quarta-feira (8) durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3 ao falar do serviço de limpeza em Sorocaba. Conforme ele, se pudesse colocaria mil equipes com 100 pessoas cada para cuidar da questão. Fazendo uma conta rápida e óbvia, seriam 100 mil pessoas atuando na cidade. Dá oito vezes o total de funcionários da Prefeitura de Sorocaba.

Em Votorantim

O prefeito em exercício, após deixar a rádio, seguiu para Votorantim, onde visitaria as adutoras de Sorocaba, na Serra de São Francisco. Em novembro, o Cruzeiro do Sul publicou um texto falando da degradação causada pelo Saae no local, em 2017, e que não foram recuperadas. Dini prometeu verificar a questão.

Sem agenda?

O deputado federal Guiga Peixoto (PSL) bem que tem tentado, mas sem sucesso, uma audiência com a prefeita Jaqueline Coutinho, sem partido. Foram várias tentativas frustradas. O deputado, inclusive, foi quem avisou recentemente que a cidade estava para perder a validade de uma emenda de R$ 600 mil. Também foi percebida certa dificuldade para o aviso.

Posse

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entrega amanhã o diploma de posse aos 30 novos conselheiros que atuarão no Conselho Tutelar de Sorocaba pelos próximos quatro anos. O evento acontecerá no Salão de Vidro do Paço Municipal, às 14h.