Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon fiscaliza postos de combustíveis de Sorocaba

05 de Junho de 2020 às 00:01

Procon fiscaliza postos Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/6/2018)

O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (SAJ), finalizou nesta semana a terceira fase da “Operação Postos de Combustíveis”. Iniciado em janeiro, o trabalho resultou em 46 autuações de um total de 116 notificados. A ação aconteceu após a constatação de que alguns postos não reduziram o preço dos combustíveis quando houve redução pela Petrobras. De acordo com o superintendente do Procon, Carlos Rocco, seis postos foram autuados por não apresentarem a documentação necessária, enquanto os outros 40, após a constatação de irregularidades. Entre as irregularidades verificadas estavam o aumento injustificado dos combustíveis, que é quando o estabelecimento adquire os produtos com desconto, mas não repassa aos consumidores, e o aumento sucessivo de valores, mesmo diante de uma única aquisição do produto.

Exonerado do PTS

Roberto Machado de Freitas não é mais o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba. A exoneração, assinada pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), foi publicada nesta quinta-feira (4) no jornal Município de Sorocaba. Freitas afirmou que a saída é estratégica, que não terá mais cargo no governo e se que se prepara para uma nova missão. Ele ressaltou que não houve nenhum problema que motivasse sua saída.

MDB com novo presidente

O vereador Fernando Dini, que é presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, assumiu também a presidência do MDB da cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) após a reunião realizada com a ex-vereadora Cintia de Almeida. Ela solicitou oficialmente o afastamento do cargo de presidente pelo período de 180 dias, por motivos particulares. O ofício foi encaminhado ao deputado Baleia Rossi, que é o presidente da Comissão Executiva Estadual de São Paulo do partido.

Fórum Paulista de Secretários

O Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, participou quarta-feira (3) de evento on-line que marcou a abertura da 74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, falando sobre ações do Governo de São Paulo diante o cenário do Covid-19. Na ocasião, destacou a importância de uma matriz de logística forte principalmente neste momento de pandemia, que ofereça modelos mais eficientes, com a integração de vários meios e modais, garantindo, assim, corredores logísticos, favorecendo o trânsito de cargas e mercadorias, com maior agilidade e segurança. O evento contou com a participação do sorocabano Luiz Alberto Fioravante, que é assessor da Secretaria de Logística e Transportes.

Processo de reúso

A ZF investiu em engenharia de recursos para alcançar maior eficiência no uso de matérias primas em sua linha de produção de Sorocaba. Um dos exemplos está na utilização do óleo de corte utilizado em máquinas de alta performance. De acordo com a empresa, com um processo de reúso, redução e reciclagem de fluídos lubrificantes para os processos industriais, a empresa conseguiu purificar e reutilizar 70% do óleo de corte da produção, com a economia de mais de mais de 187 mil litros de óleo novo no período de um ano. A ação faz parte de um projeto que envolve a produção e a área de meio ambiente da ZF no Brasil, que tem a finalidade de eliminar desperdícios, reutilizar materiais, reciclar os resíduos e economizar água e energia, entre outros.