Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeito Manga faz visita à Toyota

28 de Fevereiro de 2021 às 10:52

 

Crédito da foto: Divulgação.

O prefeito Rodrigo Manga esteve na sexta-feira (26) na fábrica da Toyota em Sorocaba, que está investindo R$ 1 bilhão na expansão da unidade para a produção do novo veículo Coro­lla Cross, além de gerar, nesta primeira fase, mais de 220 novos empregos na cidade.

A visita contou também com a presença do deputado fe­deral Marcos Pereira, do deputado estadual Jorge Wilson Xerife, do presidente regional do Republicanos, Sergio Fon­tellas, do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Se­rim), Luiz Henrique Galvão, e dos vereadores Cristiano Pas­sos, Rodrigo do Treviso e Fábio Simoa.

Uma das principais pautas do encontro foi a necessidade de regulamentação da Lei Federal nº 13.755, de 10 de de­ zembro de 2018, que estabelece requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil, dentre outras pro­vidências, de forma a garantir incentivo fiscal para iniciati­vas na área do desenvolvimento automotivo sustentável.

Visita à Toyota - 2

De acordo com a diretoria da montadora, os incentivos fis­cais regionais impactam a competitividade no mercado brasileiro, assim como refle­tem nos investimentos da multinacional. “Temos novos projetos, mas precisamos de mais previsibilidade para po­der investir”, declarou o vice-presidente da Toyota do Bra­sil, Celso Simomura. Atual­ mente, a maior parte dos incentivos, com redução do IPI e ICMS, está na Região Nordeste, enquanto na Região Sudeste não há incentivo fis­cal. O deputado federal Mar­cos Pereira se colocou à dis­posição da Prefeitura de So­rocaba e de todo o grupo para intermediar essa questão junto ao governo federal,

principalmente com relação à redução do IPI sobre veículos elétricos híbridos flex (etanol, gasolina e eletricidade), bene­ficiando iniciativas de política de carbono zero.

Visita à Toyota - 3

A comitiva também recebeu mais detalhes a respeito da transferência da sede admi­nistrativa da Toyota, de São Bernardo do Campo para So­rocaba, que será finalizada no segundo semestre deste ano, e ainda conheceu o setor de produção de veículos na uni­dade local, acompanhada dos representantes da indústria

Carlos Shigueo, Thiago Suga­hara, Celso Simomura e Ade­mir Canal. “São centenas de novos em­ pregos de qualidade nesta fá­brica, que é extremamente importante e impulsiona toda a Região Metropolitana de So­rocaba”, declarou o prefeito Rodrigo Manga. “Além disso, a Fundação Toyota do Brasil dará início a uma série de parcerias com a Prefeitura de Sorocaba para melhorias em mobilidade urbana, ciclovias e iluminação pública, sem custos ao muni­cípio”, finalizou o prefeito.

UBS da Vila Garcia

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), informa que pretende finalizar as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia no fim de março e reabrir para aten­dimento em abril. O prédio passa por reformas na parte elétrica e para a eliminação de infiltrações por meio do te­lhado, nova pintura e amplia­ção de áreas internas. As obras tiveram início em 29 de junho de 2020, com previsão de término após quatro meses, mas a reforma foi parali­sada. Segundo a Sesa, a obra tem custo de R$ 288.953,09, proveniente de emenda fede­ral. O repasse estava previsto para setembro, mas chegou ao governo municipal somen­te no início de janeiro.