Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita recebe o cônsul-geral-adjunto do Japão

26 de Novembro de 2019 às 00:01

Prefeita recebe o cônsul-geral-adjunto do Japão Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Secom Sorocaba

O cônsul-geral-adjunto do Japão no Brasil, Akira Kusunoki, foi recebido na manhã desta segunda-feira (25), no Paço Municipal, pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT). Segundo a Prefeitura, o objetivo da visita foi estreitar as relações entre Sorocaba e o país asiático.

O diplomata estava acompanhado de dirigentes da União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens), Roberto Matsushima (presidente), Luiz Issao Kagiyama e Shobei Watanabe.

A nota da Prefeitura aponta que o cônsul disse estar impressionado com Sorocaba, sobretudo, em relação à infraestrutura urbana e a limpeza.

“Quero expressar meu respeito à comunidade japonesa de Sorocaba, que tem uma grande participação na cidade. Seguiremos apoiando a comunidade nikkei local e gostaríamos de continuar contando com o apoio da Prefeitura de Sorocaba”, disse o cônsul. Ele destacou ainda que o Estado de São Paulo tem a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo.

Participaram da reunião os secretários do Gabinete Central (CGC), Márcio Rogério Dias, e de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ), Roberta Pereira.

Escolas municipais

As escolas municipais Norma Justa Dall’Ara e Dr. Getúlio Vargas estarão representadas nesta terça-feira (26), às 9h30, na cerimônia de entrega de medalhas de participação na 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O evento será realizado no auditório Pedro Salomão José da escola Getúlio Vargas, na avenida Eugênio Salerno. Com um total de 27 medalhas, a Norma Justa Dall’Ara ficou em primeiro lugar em Sorocaba.

A competição teve a participação de 23 escolas, sendo duas municipais, seis estaduais, uma unidade federal e 14 escolas particulares. Em âmbito nacional, a OBA teve a participação de mais de 800 mil estudantes, distribuídos em 9.965 escolas.

Animais

A Comissão de Justiça da Câmara de Sorocaba discutiu nesta segunda-feira (25) dois projetos sobre animais. Um deles é o projeto de lei 364 que trata especificamente do confinamento e acorrentamento de animais.

A propositura cria regras para evitar casos de maus-tratos, em especial a cães que ficam em quintais de imóveis. O outro é o projeto de lei 75/2018, que institui o Programa de Adoção de Recintos e Instalações do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros por particulares em cooperação com a Prefeitura.