Buscar no Cruzeiro

Buscar

O caos se aproxima

05 de Dezembro de 2018 às 08:15

Foto: Erick Pinheiro

Dizem e ninguém confirma o que (e quando) acontecerá o caos com a rodovia Raposo Tavares na altura do km 101 para lançamento das vigas que formarão o viaduto, que depois de pronto trará grandes mudanças no trânsito da região. Desvio por onde, fechamento a que horas, por quantos dias? Fala-se que parte do trânsito da Raposo será desviado para dentro de bairros residenciais. Isso mesmo, milhares de carros e caminhões passando por diante de casas para lançamento de um viaduto particular, por alguns dias. Desvio entre pistas não se cogita, uma tarefa aparentemente muito difícil de, por poucos dias, colocar uns canos de drenagem e um pouco de cascalho por cima, cones e tambores e alguma orientação de trabalhadores da estrada. Tudo isso para, repita-se, uma obra particular que vai beneficiar a mesma. Respeito ao cidadão? O que mesmo?

O prazo é um mero detalhe

Depois de anunciar com muito atraso em relação a outras cidades de igual ou maior porte, depois de ter deixado muitos motoristas sem estacionar nas vagas porque não encontravam cartões de estacionamento, depois de ter prejudicado comércio e moradores locais por não ter acesso fácil aos cartões, depois de ter sitiado ruas tranquilas sem que estivessem preparadas para poder cobrar estacionamento - não se encontravam cartões - e assim facilitando a aplicação de multas, o cidadão achou que, finalmente, chegara a hora do estacionamento digital, por app, no seu celular. Modernidade, afinal O cidadão achou e este Jornal também. Pois bem, não era de verdade. A Zona Azul digital não chegou no prazo anunciado -- segunda-feira (3/12) -- pelo secretário Fioravante. Nem há prazos novos. Se num projeto desta pequena envergadura o prazo é apenas um mero detalhe, sem ser obedecido por quem o anunciou e por quem tem responsabilidade sobre este projeto, imagine em projetos maiores como VLT, BRT etc. Mais na página A5.

Governador eleito anuncia mais nomes

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem mais nomes de seu secretariado. Além de Flavio Amary para a Secretaria de Habitação (leia matéria na página A7), o governador eleito anunciou o deputado estadual Marco Vinholi, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, como secretário de Desenvolvimento Regional. Com Vinholi, Doria aumentou o número de tucanos em seu futuro governo, totalizando três. Na campanha, a pasta do Desenvolvimento Regional havia sido anunciada como Secretaria do Interior, mas mudou de nome durante a transição. Além dos secretários, Doria também confirmou que Fernando Capez, deputado estadual que não conseguiu se reeleger em 2018, vai comandar a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no seu governo.

A equipe de transição do governo estadual já havia anunciado o deputado federal Alexandre Baldy (PP-GO), atual ministro das Cidades, como futuro secretário estadual dos Transportes Metropolitanos. Com ele, o secretariado do tucano já reúne quatro ministros do governo Michel Temer. Gilberto Kassab (PSD) assumirá a Casa Civil, Rossieli Soares será o responsável pela pasta de Educação e Sérgio Sá Leitão será o secretário de Cultura. Com os anúncios de ontem, Doria já definiu 17 nomes que terão status de secretário a partir de janeiro de 2019, sendo duas mulheres Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Lia Porto (procuradora-geral do Estado). Na composição do governo, foram contemplados até agora PSDB, DEM, PP e PSD. Doria também anunciou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, um de seus principais aliados no PSDB, para fazer parte da equipe de transição.

Galeria

Confira a galeria de fotos