Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade em Piedade

28 de Junho de 2019 às 23:33

Mobilidade em Piedade Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (18/2/2016)

O prefeito José Tadeu de Resende (PSDB), o vice-prefeito Júnior JK (DEM) e o diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, Tarcísio Nunes Coelho Júnior, receberam o primeiro relatório do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido no município. A entrega do documento foi feita pelo proprietário da empresa GO Soluções em projetos, Vinicius de Tomasi Ribeiro, na quinta-feira (27). Segundo a Prefeitura, a elaboração do plano é fundamental para o município e visa construir uma política de mobilidade urbana que garanta os direitos de todos, privilegiando o transporte coletivo, a locomoção dos pedestres a pé, por bicicleta e garantindo a acessibilidade de todos.

Parlamento Infanto-Juvenil

A Câmara Municipal lança, no dia 3 de julho, o programa Parlamento Infanto-Juvenil, com o objetivo de permitir que crianças e adolescentes vivenciem a prática parlamentar, contribuindo para a formação política e cidadã dos jovens. A iniciativa vai colocar em prática a atividade que já é realidade em diversas casas legislativas do país. O evento de apresentação do projeto está marcado para às 10h, no plenário do Legislativo. O modelo do programa foi criado pela Comissão Especial de Estudos para a Criação do Parlamento Infanto-Juvenil na Câmara de Sorocaba, após visitas aos legislativos de Campinas, Vinhedo, São Paulo e Pouso Alegre (MG), para conhecer as iniciativas já colocadas em prática. Na Câmara sorocabana, o programa é voltado para estudantes do 6º ao 9º ano e na primeira edição será realizado em parceria com o projeto de “Ética, Solidariedade e Cidadania” da Secretaria da Educação (Sedu), com alunos das escolas municipais Dr. Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Dr. Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky. Para participar, os estudantes interessados devem se inscrever na própria instituição de ensino em que estão matriculados.

Na Comissão de Ética

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Sorocaba tem seis representações ou pedidos de abertura de processo disciplinar contra dois vereadores. São quatro contra o vereador Luis Santos (Pros) e duas contra a vereadora Iara Bernardi (PT). “Consultei o Jurídico da Câmara, de forma informal, e me falaram que não tenho uma obrigatoriedade de dar início aos trabalhos. Então, sem consultar os colegas vereadores e vereadoras, entendo que não vou ter condições de abrir esses trabalhos. Vou esperar encerrar as duas comissões processantes contra o prefeito e contra a vice para depois agirmos nesse sentido. Só depois do recesso, em agosto”, afirma o presidente da Comissão, vereador Anselmo Neto (PSDB). As situações se referem a dois casos distintos, incluindo o episódio em que Iara Bernardi retirou os microfones de Luis Santos em um discurso, durante uma sessão ordinária.

O que dizem os representados

O vereador Luis Santos (Pros) afirmou que espera que as representações tenham embasamento. O parlamentar rebateu as denúncias que pesam contra ele. “Estão me acusando sobre algo que eles fizeram”, disse. As supostas ofensas de Luis Santos seriam contra uma transexual. Ele ainda disse que avaliará se entrará na Justiça em relação à situação. Já a vereadora Iara Bernardi disse sobre o episódio recentemente “que sua conduta foi pautada na defesa dos Direitos Humanos, tendo agido em conformidade com sua postura que, há décadas, é de defesa intransigente desse tema”.