Buscar no Cruzeiro

Buscar

Missão de arranque

21 de Novembro de 2018 às 08:54

Após a assinatura do contrato de empréstimo de US$ 70 milhões entre a Prefeitura de Sorocaba e o CAF -- banco de desenvolvimento da América Latina -- em outubro, o governo Crespo teve três dias de intenso trabalho na Urbes - Trânsito e Transportes, entre os dias 12 e 14 de novembro, com uma “Missão de Arranque” realizada pelo CAF juntamente com integrantes da Prefeitura para dar inicio às ações integrantes do Programa Ambiental e de Otimização Viária de Sorocaba. Na ocasião foi assinado uma “Ajuda Memória” fechando os trabalhos. O documento é a síntese de todas as reuniões e visitas técnicas feitas pela comitiva do CAF, com sugestões de adequações. Na ocasião, estiveram visitando os locais de intervenções do programa, como a via marginal do Córrego Itanguá, viaduto sobre a avenida Itavuvu, ponte da rua 15 de Novembro, Parque Linear às margens do córrego Itanguá e o Parque Linear na região do Jardim Botânico Irmãos Villas-Boas.

Sem intermediários sociais

Na semana passada, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), de Itu, assinou o decreto municipal 3.111/18, que desapropria para fins sociais a área conhecida como “Pedra da Paz”. A medida, que é resultado de um acordo do prefeito diretamente com os moradores da ocupação, ainda precisa ser aprovada pelo Poder Judiciário. “Nossa negociação foi diretamente com os moradores, com as famílias que lá residem, e não com movimentos sociais, que estavam politizando uma situação que, por si só, já é delicada e dramática”, disse o prefeito. A medida visa amparar as mais de 570 pessoas que habitam o terreno, que agora passará por processo de regularização fundiária. Com isso, a administração municipal coloca fim num impasse de anos sobre da ocupação da propriedade, localizada no bairro Canjica. A Prefeitura de Itu pretende abater mais da metade do valor do terreno, avaliado em cerca de R$ 600 mil, em dívidas dos proprietários com o erário público.

Fique sabendo

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, dará início no mês de dezembro à Campanha Fique Sabendo HIV 2018. De 3 a 7/12 todas as unidades de saúde irão intensificar a oferta de testes rápidos de HIV e no dia 1/12 (sábado), a Vigilância Epidemiológica estará na praça do Fórum Velho (avenida Peixoto Gomide, Centro), das 8h às 12h com orientações sobre a doença e também ofertando os testes para diagnóstico do HIV. Para realizar o teste a pessoa deve levar um documento com foto. O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos. O “Fique sabendo” é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e objetiva conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids. “Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde”, diz mensagem da Prefeitura.

Tribunal de Contas

Pouco mais de um mês após o início da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) já contabiliza mais de 13 mil processos criados por meio da ferramenta. De acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), do total de 13.300 documentos e processos administrativos eletrônicos, a maioria foi criada de forma automática para atender às necessidades da Diretoria de Pessoal (DP), Diretoria de Enquadramento e Frequência (DEF) e Diretoria de Despesa de Pessoal (DDP).