Buscar no Cruzeiro

Buscar

MEC quer ensino integral nos anos finais do fundamental

28 de Dezembro de 2019 às 00:07

MEC quer ensino integral nos anos finais do fundamental Crédito da foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um programa do Ministério da Educação (MEC) vai ser lançado para ampliar o ensino integral. O objetivo é atender os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Segundo o MEC, um projeto piloto será implementado em 40 escolas que já contam com o ensino integral no ensino médio. Esse programa será desenvolvido ao longo de 2020, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A proposta é para que o programa seja lançado oficialmente em 2021.

Conforme informou o MEC, a intenção é fazer a escola mais atrativa para os estudantes. “Se analisarmos o nosso percurso educacional, vamos verificar que, do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental e do 9º ano para a 1º série do ensino médio, perdemos muitos estudantes. Seja por abandono ou repetência”, destacou o secretário de Educação Básica, Janio Macedo.

É com a educação em tempo integral que os estudantes passam mais tempo na escola, cerca de 7 horas por dia. Com isso, participam de atividades como reforço escolar, esportes, danças, aulas de artes, comunicação e uso de mídias, entre outras atividades. A ampliação do ensino integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). (Da Redação)

Contratou

A Câmara de Sorocaba divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado final do processo de licitação para escolha da empresa que atuará na prestação de serviço de auditoria contábil-financeira para a CPI da Saúde. O valor do contrato é de R$ 47 mil. A CPI investiga possíveis irregularidades na gestão orçamentária da saúde de Sorocaba.

Resultado final

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (CMDCA), divulgou nesta sexta-feira (27) a classificação final dos candidatos eleitos titulares e suplentes em outubro para apresentação de documentação. Eles deverão apresentar os documentos solicitados, bem como formulário a ser preenchido no dia 7 de janeiro de 2020, no salão de vidro do Paço Municipal das 8h30 às 12h. A lista de aprovados e a relação de documentos estão disponíveis no site da Prefeitura de Sorocaba.

Infrações de trânsito

A Urbes publicou no Jornal do Município desta sexta-feira (27) o resultado da licitação do tipo menor preço para contratação de empresa para prestação de serviço de locação de software. O objetivo é para processar infrações de trânsito na cidade. A empresa contratada é a Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda. O valor é de R$ 87.109,20.

Produtividade

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou o resumo das atividades desenvolvidas pela Corte de Contas durante o quarto trimestre de 2019. Os dados revelam que, durante o quarto trimestre, as duas Câmaras do TCE tiveram em pauta o montante de 2.004 processos entre contratos e prestações de contas de repasses ao Terceiro Setor, contas anuais de prefeituras e câmaras municipais, representações, embargos e agravos. O levantamento relativo à Primeira Câmara demonstra que, dos 1.033 processos que entraram em pauta, 823 foram julgados, ou seja, 80% deles.