Buscar no Cruzeiro

Buscar

Máscaras que Salvam

21 de Abril de 2020 às 00:01

Máscaras que Salvam Crédito da foto: Divulgação

Iniciativa do Grupo de Ação e Enfrentamento ao Coronavírus (Graeco), essa ação social já conta com a adesão de 30 costureiras voluntárias. Mais de mil metros de tecidos foram angariados e cerca de 2 mil máscaras reutilizáveis devem ficar prontas nos próximos dias.

Mais de mil metros de tecidos foram recebidos via doação, para a confecção de máscaras reutilizáveis que serão, num segundo momento, distribuídos para a população, sobretudo aos mais carentes. Até então, 30 costureiras voluntárias estão produzindo as máscaras.

Isolamento social

Após três dias seguidos de queda, o índice de isolamento social em Sorocaba voltou a subir no final de semana. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi-SP), o percentual foi de 51% no sábado e 57% no domingo -- igualando ao melhor resultado obtido desde o início da medição. Em Votorantim, a medição apontou 54% no sábado e 60% no domingo. De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.

Capital e Estado

Na cidade de São Paulo, o índice foi de 53% e 58%, respectivamente, nos dois dias do final de semana. Na média do Estado, ficou em 54% e 59%. A central de inteligência do sistema analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social com objetivo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Feriado de Tiradentes

Somente os serviços essenciais e de urgência e emergência funcionam hoje, feriado de Tiradentes (Dia da Inconfidência). Em Sorocaba, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Pronto-Atendimentos (PAs) funcionam normalmente e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica Municipal estão fechadas. Saae e Urbes -- Trânsito e Transportes trabalham em esquema de plantão. O transporte coletivo atende tabela especial de 40% da frota.

Impacto na enfermagem

O número de profissionais da enfermagem afastados do trabalho no Brasil pelo novo coronavírus aumentou quase 18 vezes entre 5 e 15 de abril. Segundo levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o número de casos suspeitos ou confirmados neste período entre os profissionais saltou de 230 para 4.089. O levantamento também aponta 30 mortes na categoria, que atua diretamente na linha de frente do combate à pandemia.