Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais Reforma Secretarial

08 de Fevereiro de 2019 às 09:57

Carnês do IPTU começam a ser entregues mês que vem Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (27/9/2017)

Sorocaba desfrutou por muitos anos de uma oportunidade única que não foi de toda aproveitada, quando teve no comando do Executivo municipal o mesmo partido do governador do Estado e da presidência da República. A forte convivência do PSDB poderia ter trazido mais resultados para a cidade mas não foi o que aconteceu, conforme julgou a população ao defenestrar, por etapas, o partido que ficava em cima do muro, muito sim pelo contrário. Agora surge uma nova oportunidade. Sorocaba tem uma nova trifeta com o DEM no Executivo municipal, com o DEM no comando da Câmara Federal e com o DEM no Senado. Poderia ter mais se o ex-presidente da Câmara Municipal, que também é do DEM, não tivesse se oposto tanto ao Executivo e ajudado com comoções durante 2018. Agora, diz o ex, que continua DEM, é independente com olhos em 2020.

Correm fortes os rumores de que o prefeito Crespo, cansado de tantos problemas que alguns secretários têm causado à imagem da administração municipal com promessas inconsequentes, esteja em vias finais de terminar a reforma secretarial, como tem sido dito. Um dos secretários peca pelo excesso, outro pelo menos. É questão de poucos dias.

Sem rumo

Terá sido em vão a visita do secretário de Relações Institucionais e Metropolitana da Prefeitura de Sorocaba, Flávio Chaves, à Câmara? Há quem diga que sim, pois, ao contrário do que pretendia o secretário, já existia um movimento para retirar o projeto de pauta. Ou seja, mesmo que os vereadores apreciassem os vetos com mais rapidez, havia risco de o projeto que trata do empréstimo de US$ 56 milhões para o município sequer ser discutido na sessão.

Iluminado

A Câmara de Sorocaba promoveu na terça-feira (4) um café para a imprensa. Tudo correu bem, entretanto, na vez de Luis Santos (Pros), abriu a fala destacando as divergências, aparentemente, dos políticos com a imprensa. “A imprensa precisa dar notícias. Nem sempre o que nós entendemos como notícia é o que a imprensa entende como notícia. Com isso, surgem pequenas divergências, mas a

gente tem sobrevivido”, afirmou. O vereador seguinte tratou de dizer que a imprensa é diferenciada e que mostra o que precisa ser mostrado.

Novas eleições

A juíza Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, de Votorantim, determinou na quarta-feira (6) que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (Apevo) promova uma nova eleição. A eleição, conforme a juíza, ocorreu em desacordo com o estatuto da instituição. “Ao lado do perigo da demora, com a prática de atos de gestão enquanto tramitar esta ação, defiro a tutela de urgência tão somente para suspender os efeitos da eleição realizada aos 16 dias de janeiro, devendo a gestão anterior convocar assembleia para a eleição dos cargos de direção da associação no prazo de cinco dias, respeitado o disposto em seu regulamento interno”, diz trecho da decisão. O caráter da medida é liminar.