Mais promessas
Crédito da foto: Emidio Marques
A Prefeitura de Sorocaba pretende ampliar -- e muito -- o número de vagas destinadas à Zona Azul na região central da cidade. A informação foi dada ao Cruzeiro do Sul ontem pelo titular da pasta de Mobilidade e Acessibilidade. Conforme ele, as vagas do Centro da cidade serão triplicadas. “Nós estamos hoje com 2 mil vagas. Vamos para 4 mil e queremos chegar no final do ano com 6 mil vagas de Zona Azul.” Espera-se que ao menos o app de estacionamento funcione.
Respondendo aos vereadores
A Prefeitura de Sorocaba, em uma ação articulada e conjunta entre os secretários de Gabinete Central e de Relações Institucionais e Metropolitana, promoveu uma série de mudanças na forma de atender os requerimentos provenientes da Câmara de Sorocaba. As modificações foram publicadas na edição de quinta-feira (21) do Jornal do Município. As mudanças, conforme a Prefeitura, ocorreram pela necessidade de acelerar e organizar o fluxo dos documentos. Há quem tenha entendido a mudança como um sinal de que a relação entre os poderes vai de vento em popa. Vale lembrar que quando vereador, o prefeito José Crespo teve problemas com seus requerimentos, alguns demoravam mais que o normal para serem respondidos.
Regulando
A diretoria da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) será ocupada, na área econômica, por Marcos Vinicius Bonini, e na de fiscalização por Marcos Roberto Lopomo. A agência tem como função regular, controlar e fiscalizar os serviços de gás canalizado, saneamento básico e energia elétrica do estado.
Via Rápida Empresa de Itu
Os processos de aplicação do Via Rápida Empresa, implantados pela Prefeitura de Itu desde janeiro de 2017, estão servindo de modelo para várias cidades da região. Desta vez, uma equipe da Vigilância Sanitária do município de Sorocaba esteve na Prefeitura na manhã de quinta-feira (21), numa visita técnica para conhecer os procedimentos eletrônicos adotados na cidade. Com foco em sua área de atuação, os representantes de Sorocaba, que fazem uso do Via Rápida Empresa há poucos meses, conversaram com os servidores da Vigilância Sanitária de Itu e puderam conhecer os métodos empregados atualmente, que reduziram o uso de papéis e pastas, tornando o trabalho mais dinâmico e ágil. O grupo foi recepcionado pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Marcone Góes, e pelo diretor de Inovação, Jefferson Furtado, que já receberam comitivas de outros municípios, como Piedade, Porto Feliz, Salto, São Roque, Itapetininga, e Capela do Alto, também interessadas no funcionamento do Via Rápida Empresa em Itu.
Lili Aymar reassume em Araçariguama
A Justiça determinou ontem que Lili Aymar -- Liliana Medeiros de Almeida Aymar Bechara -- reassuma o cargo de prefeita em Araçariguama. O mandato havia sido cassado pela Câmara de vereadores da cidade. Ela foi denunciada por suposto uso irregular de dinheiro público envolvendo o aluguel de dois imóveis particulares que seriam destinados ao uso de escolas municipais. O valor envolvido no caso é de R$ 40 mil. Segundo a denúncia, os prédios nunca abrigaram qualquer escola. Além de alegar fraude na votação, o juiz do caso citou “grave alegação de desvio de finalidade do ato administrativo da Câmara Municipal de Araçariguama, consistente na expedição de Decreto Legislativo, parecendo que este aponta que os seus colegas vereadores retiraram a autora do cargo de prefeita para favorecer a instalação de aterro sanitário, ao qual a autora se opunha, em troca de pagamento mensal de propina aos vereadores”. Lili Aymar, por inúmeras vezes, negou qualquer irregularidade.