Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital inaugura ambulatório na zona norte

01 de Agosto de 2019 às 23:55

O Hospital Evangélico de Sorocaba inaugurou ontem, a segunda unidade de atendimento ambulatorial na cidade. O espaço está localizado na rua Gabriel de Lara, 255, no Jardim Ana Maria, na zona norte e conta com quase mil metros quadrados dedicados a diferentes linhas de cuidados clínicos e exames de imagem e laboratoriais. Segundo o médico cardiologista e responsável pelos Ambulatórios de Especialidades Cerrado e Zona Norte do hospital, Luiz Castanho, a região concentra grande parte da demanda por atendimento no município. “O avanço dessa região é notório. Hoje, cerca de metade da população de Sorocaba está concentrada na zona norte e, por isto, ponderamos levar a nova unidade de especialidades ambulatoriais para lá, a fim de oferecer um serviço de saúde de alta de qualidade bem próximo”, disse. Ele espera receber cerca de 5 mil pessoas por mês no local.

As especialidades médicas são: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia clínica, hematologia, nutrição, oftalmologia adulto e infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psicologia, psiquiatria adulto vascular. Já, os exames de imagem e laboratoriais disponíveis incluem: ecocardiograma, eletrocardiograma (ECG), monitor Holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa), teste ergométrico, teste ergométrico com estresse físico, sendo o único local que faz esse tipo de exame em Sorocaba, ultrassom, além de todos os tipos de exames de sangue.

Leitura dinâmica

Pouca gente ficou alheia à sessão extraordinária da Câmara de Sorocaba desta quinta-feira (1º), transmitindo a leitura do relatório da Comissão Processante, que pede a cassação do prefeito José Crespo (DEM). E não era para menos, já que as transmissões foram feitas por meio das grandes plataformas de mídia existentes, da tevê às redes sociais. Como reflexo, a repercussão foi grande. Nas ruas, no interior das casas, em rodas de amigos, em ligações e compartilhamentos de textos, não se falava de outra coisa.

Cálculos de votos

Nas conversas, um dos pontos mais abordados era o número de votos que José Crespo poderia ter ou não para conseguir salvar o seu mandato ou perdê-lo. O que se concluía é que cada voto tem grande complexidade. Principalmente quanto aos indecisos. Qualquer comparação com um jogo eletrizante, daqueles de mobilizar torcidas apaixonadas, não é mera coincidência. Não é à toa que a linguagem jornalística descreve esse tipo de clima como parte do “jogo da política”.

Comparações

Especulações também se projetaram nas rodas de conversas de quem acompanhava a leitura do relatório na Câmara, sobretudo para o tempo de leitura dos documentos. Quando, no meio da tarde de ontem, alguém informou que tinham sido lidas 30 páginas de um total de mil, a reação interior de “haja paciência” foi unânime. Nem mesmo a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff demorou tanto.

Outra leitura

As conversas nos meios de comunicação também ficaram agitadas nesta quinta-feira (1º) com a cobertura ao vivo de uma sessão extraordinária histórica para Sorocaba. Os comentários eram de que, como a defesa solicitou a leitura de todos os documentos do relatório, era porque ainda não contava com os votos necessários à preservação do mandato de José Crespo. E a decisão de prolongar a sessão -- prosseguiam --, dentro do rito legal dos trabalhos, tinha o objetivo de ganhar tempo para convencer número suficiente de vereadores a votarem a favor do prefeito.

O articulador

Se o objetivo foi mesmo prolongar a sessão para ganhar tempo, o fato é que o ex-prefeito Flávio Chaves, atual secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de José Crespo, estava no plenário desde o início dos trabalhos. E Flávio Chaves é político experiente, com vocação para a articulação política, a ponto de conseguir dialogar democraticamente até mesmo com adversários políticos.