Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homem das tijoladas

25 de Julho de 2018 às 14:52

Escreve Carlos Brickmann hoje em sua coluna, que vale ser transcrito aqui:

"Alckmin fechou com o PR de Valdemar Costa Neto e ganhou um vice: Josué Christiano Gomes da Silva, "o Alencar da Coteminas". Valdemar ganhou a entrada no comando da campanha com mais tempo de TV e, mais do que isso, ganhou os, digamos, selos de proximidade com o PSDB. E o vice que Alckmin tinha ganho, tão bom que pagaria a própria campanha, se evaporou. Não quer mais ser vice, não. E pagar que campanha, se não sai?

A questão dos vices está estranha. Bolsonaro começou tentando Magno Malta, de olho nos evangélicos. De olho nos militares, tentou os generais Mourão e Villas Boas. De olho nas eleitoras, tentou Janaína Pascoal. Esta, aliás, foi à convenção para ser coroada. Fez um discurso discordando das posições de Bolsonaro e também ficou fora. E agora, quem é o próximo?

É curioso: candidatos com possibilidades de vitória (Bolsonaro é líder nas pesquisas, Alckmin domina o tempo de TV) sempre têm grandes filas de candidatos. O vice se elege com o voto do outro, trabalha pouco e só em certas ocasiões, pode chegar à Presidência sem conquistar um único voto. Que é que está ocorrendo? E não ocorre só na campanha presidencial: em Minas, o petista Fernando Pimentel quer como vice o mesmo Alencar que até anteontem era vice de Alckmin; em São Paulo, Paulo Skaf escolheu de vice uma oficial da PM pouco conhecida. Jô Soares dizia que vice não chega nem a nome de rua. Mas chega a presidente da República.

Questão de sorte. Os astros ajudam Alckmin. Era um deputado federal que jamais tinha participado do comando de seu partido, o PSDB, quando foi escolhido por Covas para vice. Estava lá quando o câncer levou Covas e o entronizou no governo paulista. Serra, que o sucedeu, era do mesmo partido e cultivava sua ideologia: um grupo de amigos formado 100% por inimigos. Afastou os alckmistas e deixou Alckmin fora do jogo, até que precisou dele e o levou para o secretariado. Ele ressuscitou. E se vingou: hoje, a ala Serra do PSDB está isolada dentro do partido. Alckmin ia mal nas pesquisas, mas fechou o acordo com o Centrão que lhe dá o domínio da TV. Teve sorte de novo ao obter dois grandes reforços: a desistência de Josué Alencar e a diluição do poder de seu coordenador de campanha, Marconi Perillo."

 

Tramitação no TCE

 

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) indica que a tramitação processual na Corte de Contas paulista está mais rápida e eficiente após a adoção do sistema de Processo Eletrônico (e-TCESP). O estudo inédito, feito a partir de solicitação do Presidente do TCE, Renato Martins Costa, abrange o período de 2012, ano em que o e-TCESP foi implantado, até 2017. Os dados utilizados na análise compreendem tanto a autuação de processos impressos em papel quanto os eletrônicos.

 

Ainda o estudo do TCE

 

Em 2012, de um total de 17.020 processos ativos na Corte de Contas paulista, 16.409 circulavam em papel enquanto apenas 611 por via eletrônica. No ano seguinte, 15.300 autos tramitavam de forma física e 3.317 por meio do sistema virtual, somando 18.617 processos. Em 2014, o número de processos eletrônicos subiu para 4.879, enquanto os impressos caíram para 13.161, totalizando 18.040 processos em trâmite. "Os dados demonstram uma inflexão de processos físicos para baixo e de eletrônicos para cima. E essa tendência se manteve nos próximos anos", disse o conselheiro-presidente Renato Martins Costa.

 

Facebook nas eleições

 

O Facebook confirmou ontem que vai adotar no Brasil ferramentas de transparência para o uso da plataforma durante as eleições, especialmente por partidos e candidatos e no impulsionamento de conteúdos. O país será o segundo do mundo, depois dos Estados Unidos, onde esses recursos técnicos estarão disponíveis. Os anúncios pagos relacionados às eleições serão identificados como "propaganda eleitoral". Aqueles publicados por candidatos vão mostrar o CPF dele, bem como a legenda à qual é filiado. Já os anúncios de partidos vão conter o CNPJ da agremiação.