Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo cria 130 serviços digitais

24 de Maio de 2020 às 00:01

Governo cria 130 serviços digitais Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil (7/4/2020)

O governo federal criou até agora 130 serviços digitais, entre eles aplicativos como o do auxílio emergencial, durante a pandemia de coronavírus no Brasil. Com as 130 novas alternativas on-line, são 700 serviços digitalizados desde janeiro do ano passado, informa o governo. Entre eles estão o auxílio emergencial, solicitação de auxílio-desemprego, saque do abono salarial, emissão do comprovante do cadastro único e obtenção da carteira de trabalho. Também há serviços com foco na prevenção e combate à doença, como o site coronavirus.saude.gov.br.

Encontro com youtubers

O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem de manhã, no Palácio da Alvorada, um grupo de youtubers de perfil pró-governo. O encontro contou com a presença das deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF). A visita não constava da agenda oficial do presidente e ocorreu após a liberação pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), do sigilo da reunião ministerial do dia 22 de abril, apontada como prova pelo ex-ministro Sergio Moro de possível interferência de Bolsonaro na Polícia Federal (PF). Carla Zambelli afirmou que os influenciadores comentaram sobre o vídeo com o presidente e apresentaram a impressão que seus seguidores tiveram. “Não teve uma impressão negativa sobre o vídeo na visão desses youtubers porque o público deles é bolsonarista”, disse. E acrescentou: “Assim, é o que todo mundo está falando. Esse vídeo praticamente reelegeu o presidente antecipadamente.”

Preços exorbitantes

O CyberGaeco, braço do Ministério Público do Estado de São Paulo, para o combate a crimes digitais, apreendeu na semana passada respiradores e ventiladores pulmonares que eram vendidos via Instagram a preços exorbitantes. Os equipamentos estavam sendo anunciados com preço quatro vezes maior que o praticado no início de março, o que configura crime contra a economia popular. A operação foi realizada em parceria com a 2ª Delegacia do Consumidor. O CyberGaeco obteve ainda a remoção de vídeos postados no YouTube com conteúdos que negavam a existência da pandemia.

Transferência de veículo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a realização de vistoria de identificação veicular fora das instalações dos órgãos executivos de trânsito dos Estados e das empresas já credenciadas para a vistoria. A portaria publicada sexta-feira esclarece que a medida foi tomada em razão do estado de calamidade pública causado pela pandemia de coronavírus. A vistoria é necessária quando um veículo muda de propriedade ou cidade. Com a mudança, caberá aos órgãos de trânsito definir novos locais habilitados para realizar a vistoria.

Emendas rejeitadas

Seis emendas apresentadas ao projeto que antecipou o feriado de 9 de julho, da Revolução Constitucionalista de 1932, para amanhã, dia 25, foram rejeitadas na Assembleia Legistativa de São Paulo. As proposições dos deputados sugeriam medidas como a instalação de barreiras sanitárias em rodovias de acesso ao litoral paulista, gratificação extra para servidores de atividades essenciais obrigados a trabalharem no feriado e lockdown por 15 dias no Estado.