Buscar no Cruzeiro

Buscar

GCM comemora 32 anos de fundação

24 de Dezembro de 2019 às 00:01

GCM comemora 32 anos de fundação Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

Em solenidade realizada no Teatro do Sesc, a Guarda Civil Municipal (GCM) comemorou 32 anos de fundação, ocasião em que houve homenagens a guardas. Também houve a apresentação da Canção da GCM, com letra composta pelo secretário de Segurança e Defesa Civil, Marcos Mariano. Ele é guarda civil e ocupou até meses atrás o comando da corporação.

Quando começou, em 1988, no governo do ex-prefeito Paulo Mendes, a GCM tinha 56 integrantes e hoje conta com 394 guardas.

Paço só na quinta

A Prefeitura de Sorocaba não atendeu nesta segunda-feira (23) e o atendimento só vai voltar na quinta-feira e sexta-feira. Na próxima semana ocorrerá o mesmo. Isso em razão de pontos facultativos decretados para os dias 23 e 24 e 30 e 31 deste mês.

Balanço da Alesp

A Assembleia Legislativa de São paulo informou que os deputados estaduais apresentaram neste ano 1.323 projetos de lei ordinária, 88 projetos de lei complementar, 26 projetos de decretos legislativos e 37 projetos de resolução, além de 21 propostas de Emenda à Constituição estadual.

Nas comissões permanentes da Alesp, planos e ações do Poder Executivo também foram acompanhados pelos deputados, por meio da visita de secretários do Desenvolvimento Regional, de Transportes Metropolitanos, da Agricultura e Abastecimento, de Desenvolvimento Econômico, da Cultura e Economia Criativa, da Educação, da Administração Penitenciária, da Segurança Pública e Logística e Transportes.

O objetivo era promover estudos sobre problemas de interesse público relativos a sua competência e assim encontrar soluções para questões de cada um dos temas.

Reajuste para policiais

A partir de 1º de janeiro de 2020, todos os agentes de segurança do Estado receberão um aumento de 5% nos salários. A nova lei deverá beneficiar cerca de 148 mil policiais militares, 46 mil civis e 34 mil agentes penitenciários e pensionistas.

Segundo o governo paulista, a medida quer promover a valorização salarial da classe e foi desenvolvida a partir de análises realizadas envolvendo as secretarias de Segurança Pública, Administração Penitenciária, Fazenda e Planejamento.

Não o esperado

Para a deputada Janaina Paschoal (PSL), o reajuste ainda não foi o esperado, mas sua aprovação é importante. “Portanto, eu entendo que se vem um projeto dando 5% de aumento e nós obstruímos o projeto, nós prejudicamos os policiais”, disse. O projeto de lei complementar 79/2019 aprovado na Alesp e sancionado no dia 30/11 pelo governador João Doria, agora é a Lei Estadual 1.350/2019.