Buscar no Cruzeiro

Buscar

Frase da juíza

27 de Dezembro de 2018 às 06:57

Frase da juíza Crédito da foto: Fábio Motta / Estadão Conteúdo

A futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, desembarcou ontem em Itacuruça, litoral sul fluminense, carregando o cachorro da família e vestindo uma camiseta com a frase que a juíza Gabriela Hardt disse ao ex-presidente Lula em seu primeiro depoimento à Justiça de Curitiba após o juiz Sérgio Moro deixar o caso para assumir um ministério no novo governo: “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”. Michelle e as duas filhas estavam voltando para o Rio de Janeiro de carro, depois de passar o Natal com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, na Ilha da Marambaia, uma área de treinamento da Marinha, na Baía de Ilha Grande. A escolta com quatro carros saiu de Itacuruça por volta das 10h40. Bolsonaro permanece na Ilha até hoje, acompanhado do vereador Carlos Bolsonaro, que chegou com ele no sábado. Mais cedo, de acordo com a assessoria, um helicóptero seguiu para a ilha levando outro de seus quatro filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. A previsão é que a família viaje para Brasília no sábado (29).

Forçando a medida

No dia seguinte à notícia de que o presidente Michel Temer deve conceder o indulto natalino neste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, reforçou ontem que o instrumento é tradicional no País. Um dos presos que poderiam se beneficiar da medida é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado na Lava Jato a mais de 12 anos de prisão. “O indulto é uma tradição no Brasil e eu não sei porque nós não concluímos o julgamento da Adin (ação direta de inconstitucionalidade) que impugnou o anterior, de 2017. Agora, precisamos pensar nas verdadeiras panelas de pressão que são as penitenciárias brasileiras”, afirmou, questionado por jornalistas na saída do velório do advogado Sigmaringa Seixas. O ministro lamentou ainda a morte do amigo, que negou diferentes convites para virar ministro da Suprema Corte. “Ele dizia simplesmente que não estava à altura e estava.”

Bolsonaro diz que conterá desperdício

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse ontem na rede social Twitter que assim que assumir o governo, em 1º de janeiro, vai trabalhar para um controle rígido de concessões de recursos. Para Bolsonaro, o uso do dinheiro público deve ser repensado e direcionado a setores prioritários no País. “Há claro desperdício rotineiro de recursos, que podem ser aplicados em áreas essenciais”, afirmou Bolsonaro. “Num só dia, o gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas Centrais Elétricas S.A, subsidiária da Eletrobras, autorizou, via Lei Rouanet, R$ 7,3 milhões para 21 entidades”, acrescentou. O presidente eleito é um crítico ao atual modelo de distribuição de recursos via Lei Rouanet, norma que trata de repasses federais a projetos artísticos-culturais, por meio de empresas que recebem incentivos fiscais. “O que acabará são os milhões do dinheiro público financiando ‘famosos’, sob falso argumento de incentivo cultural, mas que só compram apoio! Isso terá fim!”, completou. Desde o período da campanha, Bolsonaro tem se manifestado sobre a Lei Rouanet. Em setembro, antes mesmo de ser eleito, reforçou que os benefícios continuariam sendo concedidos. “Mas para artistas talentosos, que estão iniciando suas carreiras e não possuem estrutura”, disse no Twitter à época o até então candidato.

Iata desenvolve criptomoeda

Desde o começo deste ano, quatro companhias aéreas têm realizado pagamentos entre si com base em uma criptomoeda desenvolvida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), apelidada de “Iata Coin”. O número de empresas usuárias ainda é pequeno, mas a entidade espera “popularizar” a solução entre suas associadas num futuro próximo, segundo Eric Leopold, diretor de Transformação em Serviços Financeiros e de Distribuição. A Iata começou a estudar há quatro anos a adoção de uma tecnologia blockchain nas transações de sua clearing (câmara de compensação e liquidação), que movimentou US$ 57 bilhões em 2017. O trabalho, que culminou na criação da Iata Coin, pretendia endereçar duas questões: agilizar processos e diminuir os elevados custos com conversões monetárias.