Buscar no Cruzeiro

Buscar

Foi para Votorantim

09 de Julho de 2020 às 00:01

Foi para Votorantim Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (3/7/2020)

O procedimento do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que investiga possíveis crimes ambientais em uma área que fica nas proximidades da rodovia SP-79, que dá acesso a Piedade, foi encaminhado para a Promotoria de Votorantim. O procedimento, em Sorocaba, estava sob responsabilidade do promotor Jorge Alberto Marum. Ele confirmou a mudança ontem. De acordo com o promotor, a área está situada em Votorantim e não em Sorocaba e por isso a mudança. Há uma área invadida no local. A questão foi tema de reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, na semana passada.

Painel desatualizado

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) acompanha por meio de um painel as informações de 644 municípios do Estado sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Sobre Sorocaba, as informações estão sendo apresentadas com dados defasados. O número de casos confirmados, por exemplo, ainda está em 995. Atualmente, esse número é de mais de 7 mil. Ou seja, 600% a mais. O painel ainda mostra o hospital de campanha da cidade com 20 leitos. Atualmente, são 40. As informações do painel fazem referência a maio deste ano.

Dados atualizados

A Controladoria-Geral da União (CGU) atualizou os dados de servidores que, em tese, receberam auxílio emergencial de forma indevida. Conforme a instituição, em Sorocaba, o número de pessoas que receberam o benefício nessas condições caiu de 174 para 50. De acordo com a instituição, as ocorrências, relacionadas a pagamentos a agentes públicos incluídos como beneficiários, demandam apuração individualizada pelos gestores responsáveis. A situação foi tema de reportagem exclusiva do Cruzeiro do Sul em 25 de junho.

Ação de desinfecção

A Prefeitura de Salto, em parceria com o Exército Brasileiro - 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve -- Quartel de Itu, realizou na última terça-feira (7) a ação de desinfecção da praça 15 de Novembro e de toda a extensão da avenida Dom Pedro II. A ação contou com a participação de 28 militares do Regimento Deodoro de Itu sob comando do Tenente Fábio. A aplicação da solução de hipoclorito de sódio foi feita nas vias e calçadas e visa dar mais segurança à saúde dos saltenses. Todos os produtos e equipamentos foram trazidos pelos militares e os participantes usaram equipamentos de proteção individual incluindo máscaras, luvas e botas. O 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve tem apoiado os municípios da região em ações que auxiliam no combate ao coronavírus e já esteve em Salto auxiliando na distribuição de cestas de alimentos.

Ficou para terça-feira

A discussão do projeto de decreto legislativo número 2 de 2019, que trata da aprovação, com ressalvas e advertências ao município, do parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), referente às contas da Prefeitura Municipal de Votorantim no Exercício 2016, foi adiada para segunda-feira (13). A decisão ocorreu durante a sessão extraordinária realizada na terça-feira (7). Os vereadores solicitaram mais tempo para análise do material. Alguns parlamentares afirmaram não ter recebido o relatório final de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo.