Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fecha ou não fecha?

12 de Agosto de 2018 às 10:07

Fecha ou não fecha? Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (28/5/2018)

Toda a população de Sorocaba quer saber qual será o destino da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste a partir de janeiro no ano que vem, quando terminará o contrato com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que administra a unidade. Alguns vereadores têm cobrado explicações do Executivo sobre a questão, como também sobre a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden, cujo contrato com o BOS também terminará no início de 2019. A Secretaria da Saúde acenou com a possibilidade do encerramento das atividades da unidade em julho último, mas após manifestações contrárias da população e do Legislativo, o contrato com o BOS foi mantido somente até início de 2019. O BOS atende hoje uma região estimada em 200 mil habitantes. Será que essas pessoas -- 1/3 da população de Sorocaba -- não terá acesso à saúde em uma unidade na sua região?

Não pegou bem

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Sorocaba irá escolher um novo relator para analisar a conduta do vereador Hudson Pessini (MDB) sobre um áudio que circula em redes sociais, no qual ele faz comentários de cunho sexual relacionados a ex-servidora da Prefeitura e a outro vereador de Sorocaba. A Comissão de Ética abriu processo contra Pessini; o vereador Péricles Régis (MDB), colega de partido, havia sido escolhido como relator da denúncia, na última terça-feira, após reunião dos membros. No entanto, Péricles foi impedido pelo setor jurídico da Câmara de ser o relator do caso porque os dois vereadores são do mesmo partido. A comissão deve fazer uma reunião para escolher o novo relator. Assim, mesmo que fosse permitido ao relator ser do mesmo partido do denunciado na Comissão de Ética, não pegou bem o fato do relator e do acusado serem amigos. Daria a impressão de que tudo acabaria em pizza.

Haja mortos para tantos velórios

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga os contratos entre as “permissionárias” e a Prefeitura de Sorocaba, deverá convocar na semana que vem para oitivas os responsáveis pelas empresas funerárias da cidade, Ossel e Ofebas. Segundo o presidente desta CPI, os trabalhos já reuniram diversos contratos como os de floriculturas e estacionamentos. Os integrantes da CPI estão formulando as perguntas que serão feitas aos representantes das funerárias para questionar itens dos contratos. “Muitas vezes as pessoas pagam por cerca de 20 anos para as funerárias, ou seja, elas acabam pagando por vários velórios”, aponta um vereador da CPI. Toda a documentação reunida está sendo analisada em conjunto com a Secretaria Jurídica da Câmara. A CPI das Funerárias pediu o prolongamento dos trabalhos por mais 90 dias.

Mais um condenado

O ex-prefeito de Campina do Monte Alegre (SP), José Benedito Ferreira, foi condenado em primeira instância pela Justiça por improbidade administrativa. Ele teria contratado uma empresa para cuidar do recolhimento do INSS dos servidores municipais em uma licitação irregular quando foi prefeito entre 2009 e 2012. Além disso, as contas do ex-prefeito, referentes ao ano de 2011, também foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo a Justiça, não houve o pagamento de precatórios. O prefeito teria feito a abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara e também foram registradas divergências no recolhimento dos valores devidos ao INSS. Com isso, o prefeito foi condenado a ressarcir os cofres públicos e perder os direitos políticos por três anos, mas ainda cabe recurso. Todas essas informações foram publicada pelo Tribunal de Contas em seu site: www.tce.sp.gov.br.

Avião cai em Goiânia

Fecha ou não fecha? Crédito da foto: Reprodução TV

Um avião de pequeno porte caiu ontem em uma área residencial na cidade de Goiânia (Goiás). Três pessoas estavam a bordo, dois adultos e uma criança, que não teria resistido aos ferimentos. O piloto está em estado grave, enquanto o outro integrante teve ferimentos na perna. As informações foram dadas à Agência Brasil pelo Corpo de Bombeiros de Goiás. Todos foram socorridos no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol).

Galeria

Confira a galeria de fotos