Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudantes vão ao Macs

03 de Julho de 2019 às 23:51

Estudantes vão ao Macs Crédito da foto: Secom Sorocaba

Alunos da rede municipal de ensino fazem visitas ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), localizado no Centro. De acordo a Secretaria da Educação (Sedu), ao todo seis unidades com estudantes do ensino fundamental participam da programação desde a semana passada. “Nossos estudantes terão uma oportunidade de vivenciar novas experiências, desenvolvendo um olhar estético e pedagógico sobre a exposição”, disse a gestora de desenvolvimento educacional, Leila Regina Chinelatto.

Mais cuidado

A Câmara de Sorocaba informou na terça-feira (2) que após análise técnica do caso envolvendo o aviso sobre um site de conteúdo adulto em transmissão da TV Câmara, na quinta-feira (27), que chegou ao consenso de que provavelmente tenha sido um vírus, já que o vídeo teria sido baixado pela assessoria do vereador Vitão do Cachorrão (MDB), diretamente da internet. “Já tomamos as medidas cabíveis, formatando o notebook utilizado para gerar as imagens no plenário e orientamos os gabinetes a tomarem o mesmo cuidado com as unidades móveis que utilizam”, diz o Legislativo.

Itu e empregos

O município de Itu apresentou saldo positivo na geração de emprego neste ano, no acumulado entre janeiro e maio. A informação é de dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado reflete a quantidade de admissões e desligamentos no período em questão, destacando que em todos os meses avaliados houve mais contrações formais do que demissões. No período foram acumuladas 511 admissões, o que equivale a mais da metade do total de 963, referentes ao ano passado. Segundo a Prefeitura de Itu, as ocupações que lideram as contratações em Itu são alimentador de linha de produção e auxiliar de escritório.O bom desempenho é puxado pelos setores da indústria de transformação e serviços.

Julho amarelo

Para marcar o mês em que é celebrado o “Dia Mundial de Combate às Hepatites”, a secretaria da Saúde de Itapetininga, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica intensificará entre os dias 15 e 31 deste mês a realização de testes rápidos para hepatite C em todas as unidades de saúde do município. O público-alvo da campanha são pessoas com mais de 40 anos, faixa etária em que há maior incidência de casos e que, na maioria das vezes, os doentes desconhecem sua condição clínica.

Sistema penitenciário

Na última terça-feira, a Assembleia Legislativa de São Paulo debateu a questão das privatizações do sistema carcerário no Estado de São Paulo. Participaram instituições, sindicatos da categoria e sociedade civil contrários à questão. O debate foi promovido após o governador João Doria anunciar, no início de 2019, que os novos presídios construídos no Estado serão privatizados, utilizando o modelo de parcerias público-privadas. Segundo reportagens publicadas à época, quatro das 12 penitenciárias em construção no Estado seriam concedidas à iniciativa privada ainda neste ano, por meio de editais. A proposta não precisará passar pela Assembleia Legislativa e terá como foco a oferta de serviços de ressocialização, como cursos profissionalizantes, educacionais e ofertas de trabalho em fábricas no interior das cadeias. Deputados de oposição e o vice-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDD) se manifestaram contra a proposta do governador. Hoje, o Estado de São Paulo tem 171 presídios em funcionamento e 230 mil presos, 50 mil além da capacidade total.