Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudantes aprendem a lidar com dinheiro

22 de Junho de 2019 às 00:01

Estudantes aprendem a lidar com dinheiro Crédito da foto: Marcos Santos / USP Imagens

Os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Angerami Scalamandré, em Ibiúna, aprenderão na prática noções de educação financeira. Na próxima segunda-feira (24), das 14h às 16h, a escola terá um empório, onde os alunos poderão “comprar” os produtos com o “dinheiro” arrecadado ao longo do semestre letivo. A atividade visa estimular os alunos no aprendizado da matemática, além de ensinar noções de educação financeira.

O prefeito e as dispensas

O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), em reunião ontem anunciou medidas para auxiliar e minimizar o impacto aos trabalhadores que foram dispensados do terceiro turno da Toyota. O prefeito também destacou, entre as ações, que vai intermediar junto aos governos do Estado e federal a liberação de créditos do ICMS devidos às empresas para que possam fazer investimentos e gerar empregos. Outra medida anunciada diz respeito ao estudo que será iniciado em algumas secretarias visando à diminuição da burocracia que liberem as autorizações para que as empresas possam se instalar em Sorocaba em um curto espaço de tempo. Está em estudos a criação de cursos voltados a outros setores para que esses e outros trabalhadores da indústria tenham a possibilidade de atuarem em outras áreas com apoio da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional de Sorocaba.

Quem vai conseguir?

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) se reuniu na terça-feira (18) com a secretária executiva da Secretaria Estadual da Cultura, Cláudia Pedrozo, para tratar da restauração do prédio da Oficina Cultural Grande Otelo de Sorocaba. A parlamentar solicitou à secretária prioridade para o pedido de cessão do prédio ao município, uma vez que já há uma parceria firmada para que a Associação Comercial de Sorocaba realize o restauro da Grande Otelo, que está abandonada. “Já venho acompanhando a situação da Oficina Cultural Grande Otelo, um marco para a cidade de Sorocaba que não pode mais continuar abandonado da maneira como está”, afirma a deputada.

Campanha para acolhimento de imigrantes

Dia 25 próximo, a partir das 10h, será lançada a campanha “Imigrante, São Paulo te Acolhe” no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, no bairro Santa Cecília, em São Paulo. Com mensagens nas redes sociais e pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha apresentará os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça e Cidadania para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes e alertar sobre a xenofobia. De acordo com a Polícia Federal, no Brasil vivem 1,198 milhão de imigrantes. Em São Paulo são mais de 538 mil, ou seja, quase a metade do total. Dados de março de 2018 do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que há 5.314 refugiados vivendo no país sob essa condição. Historicamente, contudo, o país já reconheceu mais de 10 mil refugiados. Entre as nacionalidades que buscam refúgio estão Venezuela, Haiti, Senegal, Síria, Angola, Cuba, entre outras.

Líder em inovação

São Paulo aparece como líder de inovação nos Estados em pesquisa da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A informação foi destacada pelo Valor Investe, site de investimentos do jornal Valor Econômico. No estudo, os seis Estados mais inovadores do Brasil são (índice máximo é 1 e o mínimo, 0; 2): 1 - São Paulo - índice 0,80; 2 - Paraná - 0,66; 3 - Distrito Federal - 0,65; 4 - Rio de Janeiro - 0,63; 5 - Rio Grande do Sul - 0,63; 6 - Santa Catarina - 0,59.