Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esquentando os motores

13 de Junho de 2019 às 23:23

Esquentando os motores Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

Na entrevista com o Editor-Chefe sobre o futuro próximo da liderança do Executivo em Sorocaba, o presidente da Câmara dos Vereadores, Fernando Dini (MDB), expôs seus planos, observações, prioridades e análise dos programas de governo em andamento e futuros. Como se sabe, Fernando Dini é o natural sucedâneo ao cargo de prefeito caso as Comissões Precessantes, atualmente finalizando as oitivas e praticamente concluindo os trabalhos, decidam pelo afastamento da vice-prefeita e do prefeito. A entrevista toda pode ser acessada no portal do Jornal pelo QRCode a seguir (smartphone) ou diretamente no portal do jornal Cruzeiro do Sul.

Na oitiva...

No depoimento de um empresário durante a oitiva da Comissão Processante que investiga o prefeito José Crespo, nesta quinta-feira (13), na Câmara, veio à tona a possibilidade de que uma empresa de publicidade funcionaria na “mesma fachada” de um dos prédios alvos da operação Casa de Papel. Foi citado como possível sócio da empresa um ex-assessor do vereador Hudson Pessini (MDB), que foi exonerado em abril. A defesa do prefeito disse que as citações foram uma grande surpresa. Já Pessini considerou que houve tentativa de desvio de foco.

Contra a violência

O projeto de lei que institui uma campanha permanente contra todas as formas de violência contra a mulher, para que a Prefeitura de Sorocaba ajude a identificar casos de violência e possa oferecer atendimento adequado às vítimas, foi aprovado durante a sessão desta quinta-feira (13) da Câmara de Sorocaba. O efeito prático esperado é a promoção de medidas para atendimento, fortalecimento e divulgação da rede de proteção à mulher vítima de violência.

Em defesa

O governo de São Paulo intensifica as ações integradas de diversas secretarias estaduais para aumentar a defesa da mulher e fortalecer o combate à violência doméstica. Nesta quinta-feira (13), o governador João Doria (PSDB) reforçou a necessidade de direcionar políticas públicas para evitar feminicídios, que chegaram a 54 casos no Estado entre janeiro e abril deste ano. “Defender a vida e a integridade física das mulheres é prioridade de nosso governo desde o primeiro dia de gestão. As autoridades públicas não podem permitir que mulheres continuem a ser espancadas ou mortas, dentro ou fora de casa, por seus atuais ou ex-companheiros”, afirmou Doria em entrevista coletiva. O governo de São Paulo também lançou uma campanha publicitária de conscientização em defesa das mulheres. O objetivo é despertar o engajamento de toda a sociedade no combate à violência doméstica, inclusive com denúncias de agressores à polícia e à Justiça.

Combate ao trabalho infantil

Com o tema “Combate ao Trabalho Infantil e Novas Práticas, Exemplos de Sucesso e a Importância do Cumprimento da Lei da Aprendizagem”, a Câmara de Sorocaba realizou audiência pública na noite de terça-feira no plenário da Casa, com palestras. O evento faz parte dos debates e ações alusivos ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e celebrado anualmente em 12 de junho. Entre os convidados estavam o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, João Batista Martins César; diretor do Fórum Trabalhista local, juiz Valdir Rinaldi; o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Sorocaba, Rodolfo Casagrande. Durante a audiência pública foram apresentados vários dados sobre o trabalho infantil no país e no mundo. A OIT estima que mais de 152 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, trabalham em situação irregular no mundo, enquanto no Brasil este número é estimado em 2,7 milhões.