Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esquadrilha da Fumaça vai a Tatuí

12 de Junho de 2019 às 23:43

Esquadrilha da Fumaça vai a Tatuí Crédito da foto: Divulgação

Tatuí irá sediar de 18 a 20 de julho, o 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, um evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA). Uma das atrações será a exibição da Esquadrilha da Fumaça, no encerramento do evento, dia 20 de julho. Nesta quarta-feira (12), a prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu o capitão Rafael Grothe e o 1º tenente Leonardo Reis, ambos da Força Aérea Brasileira (FBA) e da Esquadrilha da Fumaça -- Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) --, assim como o secretário Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude) e os diretores do Aeroclube local, Caio Puertas (vice-presidente) e Thalles Coutinho. Na pauta, a exibição prevista e detalhes do evento, que deve atrair à Capital da Música, mais de 30 pilotos, além de mecânicos e outros técnicos envolvidos. O capitão Grothe disse que o objetivo da Esquadrilha, em suas apresentações, é “passar a imagem positiva da Força Aérea Brasileira. Nós viajamos pelo Brasil e pelo mundo e buscamos jovens para ingressar na corporação”.

Em Votorantim

A Comissão de Ética da Câmara de Votorantim se manifestou na terça-feira sobre o conteúdo publicado nesta coluna na mesma data sobre a falta de um dos depoentes previstos em uma das oitivas. Texto enviado ao Cruzeiro do Sul diz que a Comissão tem atuado dentro do que é permitido pelo Regimento Interno, portanto, todas as ações são pautadas e aprovadas pelos seus integrantes. Além disso, ela é composta por um representante de cada sigla partidária ocupante de vagas na Casa de Leis votorantinense. “Pelo fato de não ter atendido aos convites, e por ter sido citado em depoimentos, os integrantes da comissão entendem ser importante sua cooperação e optaram por elaborar um questionário para ser respondido pelo ex-vice-prefeito”, diz a nota. De acordo com a Comissão, o depoente não é investigado, apenas convidado a colaborar.

Ainda o meio ambiente

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na segunda-feira (10), no Eco Auditório do Parque do Matão, a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que elegeu os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 19/21, bem como tratou da importância desse órgão e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Durante o evento, o prefeito Fernando Oliveira Souza (DEM) assinou uma carta de intenção com a presidente da Coopervot, Marlene Barros Dias, regularizando pela primeira vez a situação da cooperativa de reciclagem na cidade. A Prefeitura irá atender a cooperativa oferecendo todo o material de trabalho para que amplie a coleta seletiva, como uniformes, sacos e um caminhão. Em Votorantim a coleta seletiva é realizada casa a casa em 50% da cidade.

Macs com curadoria infantil inédita

Um projeto inovador vem aproximando o público infantil do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). A ideia é permitir o contato das crianças com os bastidores da instituição, envolvendo, ainda, a conquista de um grande desafio: a realização de uma exposição com a curadoria inédita dos pequenos. O projeto “Desbravadores do acervo” nasceu da vontade da direção do Macs de estimular o interesse das crianças pelo rico mundo das artes. E, assim, durante quase um mês, o museu tem sido todo delas, por meio de atividades que instigam, motivam e desafiam a criatividade e o gosto por aprender. A mostra inovadora permanecerá em cartaz de sábado (15) a 3 de agosto, na Sala 1 do Macs. Nas oficinas realizadas, os curadores mirins, na faixa de 6 a 12 anos, puderam entender toda a operação do museu, desde a preparação da reserva técnica até a elaboração da exposição em si. À frente da curadoria, vivenciaram também a função de criar uma narrativa para unir as obras com o público. As atividades aconteceram sob a tutoria da equipe profissional do Macs, e a educadora Laura Mattos com uma turma de 10 inscritos. As informações foram transmitidas de forma lúdica, por meio de jogos, brincadeiras e muita conversa.