Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação com Educação

12 de Outubro de 2018 às 08:08

Secretário municipal de Educação, André J. Gomes, foi recepcionado por Laelso Rodrigues, do Conselho de Administração da FUA

 

Um dos principais objetivos da Fundação Ubaldino do Amaral, mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, é a Educação. Há décadas tem sido assim. Ontem, o Jornal recebeu a visita do novo secretário municipal de Educação, André J. Gomes, quando foi recepcionado por Laelso Rodrigues, do Conselho de Administração da FUA e pelo Editor-Chefe. André falou sobre projetos para escolas municipais, em especial de potenciais ações educativas com o Jornal. Leia mais na página A7.

Haitianos no Time do Emprego

Nos primeiros encontros da terceira turma do Time do Emprego, realizados na Câmara Municipal de Sorocaba, dois alunos chamavam a atenção por sua timidez: os haitianos Yvenel Lumeus e Nirode Delfort. Eles estão no Brasil desde 2015, enfrentam dificuldades para conseguir emprego e encontraram no programa de capacitação a oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho. Com o decorrer das aulas, entretanto, Lumeus e Delfort foram superando o acanhamento e se destacaram pela dedicação e evolução da autoestima.

Superando a timidez

A facilitadora Jaqueline Tamião, secretária da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, explicou que esse é justamente um dos pilares do programa. “O Time do Emprego, além do conteúdo programático, tem a preocupação de oferecer acolhimento cultural aos participantes e despertar neles a segurança necessária para realizarem boas entrevistas, momento em que a autoestima elevada é indispensável para transmitir ao empregador toda sua potencialidade para o trabalho”, destacou. Os resultados, segundo ela, aparecem gradativamente. “Eles começam a se ver de outra maneira e a ver que têm habilidades que nem pensavam que tinham”, acrescentou.

E o idioma

No caso dos alunos haitianos, também precisaram ser trabalhadas e superadas algumas dificuldades relacionadas ao idioma, apesar da boa conversação de ambos em português. “Eles tinham dificuldades de comunicar suas competências, o que faziam e aprenderam no Haiti. Também foi preciso adequar o currículo deles à realidade no Brasil”, contou Jaqueline. Lumeus e Delfort contam que têm como objetivo trilhar uma carreira profissional no Brasil, continuar os estudos, mas o maior sonho é voltar para o Haiti com suas famílias. “Se Deus quiser eu vou voltar, mas antes quero me preparar, fazer uma faculdade”, disse Delfort. Além dos dois, outros 35 participantes da terceira turma do Time do Emprego concluíram o curso ontem, às 11h, com direito a solenidade de encerramento no plenário da Câmara de Sorocaba, durante a sessão ordinária.

Exageros de Itu

A segunda edição da Festa dos Exageros ocorre nos dias 20 e 21 deste mês, das 12h às 22h, na Praça Padre Miguel (Matriz), em Itu. Como na primeira edição, que reuniu milhares de pessoas, haverá barracas com produtos em tamanhos gigantes como pastel (0,40 cm), espetinhos (250 gramas), hot dog (0,30 cm), brigadeiro (180 gramas), sorvetes (0,30 cm), algodão-doce (0,80 cm), pipoca, crepe e muito mais. Das 12h às 16h a criançada poderá se divertir em brinquedos infláveis e tiro ao alvo, sempre com a animação do palhaço Berinjela. O evento busca valorizar e difundir os atrativos da cidade, conhecida nacionalmente como Cidade dos Exageros por conta do humorista Simplício, que será homenageado durante a Festa. Para animar ainda mais a Festa dos Exageros, diversos shows serão oferecidos gratuitamente.