Buscar no Cruzeiro

Buscar

É dada a largada

31 de Agosto de 2018 às 10:00

É dada a largada Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (26/8/2015)

Agora é hora de começar a campanha verdadeira: amanhã, começam os 35 dias de propaganda política para presidente da República na TV. O horário gratuito e os anúncios espalhados pela programação normal vêm sendo, a cada eleição, as armas decisivas da campanha para presidente da República. Sim, muita gente hoje se limita à TV aberta; e a força da internet nunca foi tão sensível. Mas a TV aberta tem acesso a maior número de pessoas do que tevês fechadas e redes sociais, somadas. TV mexe com as emoções do público e, na hora H, são as emoções que decidem o voto. Neste mundo de imagens e sombras, o rei é Geraldo Alckmin, da coligação liderada pelo PSDB, com 44,2% do tempo. O PT (com Lula, ou com o boneco de ventríloquo que falará em seu nome) tem 18,9%. Bolsonaro, que vem bem nas pesquisas, tem 1,2%. Em números absolutos: Alckmin tem 11 minutos de programa por dia, mais 433 anúncios de 30 segundos em 35 dias.

O PT tem 4m44s de programa, mais 185 anúncios. Bolsonaro, 11,6 segundos, mais 11 anúncios -- pouco menos de um a cada três dias. Quem ganha? Nunca se sabe: boca de urna pode ser surpreendente. Mas este colunista, que já viu elefante voar e coelho atacar onça, que viu o Santos de Pelé, Pepe e Zito perder de 6x4 para o Jabaquara, desde que há horário gratuito nunca viu vitória sem boa TV. Alckmin é o rei da TV, mas também pode ser surpreendente. Vestiu-se de garoto-propaganda de estatais para debater com Lula, estatizante consagrado. E foi surrado no segundo turno com menos votos do que teve no primeiro. (Carlos Brickmann)

Fake News

“Nada muda. As auxiliares de educação continuarão com a jornada de trabalho fixada em 32 horas semanais como havíamos acertado no ano passado. Não houve nenhuma decisão no sentido de reverter esse quadro. O que estão falando por aí é fake news (notícia falsa)”. A declaração é do prefeito José Crespo frente aos boatos que estão circulando nas redes sociais de que as auxiliares voltariam a ter a jornada de trabalho fixada em 40 horas semanais. O prefeito negou que haja sequer qualquer conversa para o retorno das 40 horas de trabalho, considerando essas informações como “inverdades desmedidas que acabam por colocar toda uma categoria em pânico desnecessariamente”.

Crespo disse que as conversas, neste momento, se referem apenas ao cumprimento de uma liminar concedida pela Justiça na última semana, que determina o retorno do chamado suporte pedagógico (diretores e orientadores pedagógicos) à jornada de 40 horas semanais frente às 30 horas por semana que eles vinham cumprindo desde 2017, por força de uma lei aprovada pelos vereadores.

Candidata em Sorocaba

A professora Lisete Arelaro, candidata ao governo do Estado pelo Psol, esteve em Sorocaba ontem, onde foi entrevistada, pela manhã, na rádio Cruzeiro FM 92,3, e também, na hora do almoço, participou de uma entrevista na TV Tem. Ela estava acompanhada de dois candidatos a deputado pela região. Lisete falou sobre suas propostas para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e demais cidades paulistas, e disse que, se eleita, como educadora há quase 50 anos, dará prioridade em seu governo à área da Educação.

Ela defende aumento salarial para os professores, além de valorização profissional. “Está na hora de valorizar de fato a vida do professor e não somente no papel. É preciso enfrentar quanto ganha o professor e tentar recompor historicamente o salário”, afirma a candidata. Lisete ainda visitou o escritório político na cidade do deputado estadual do partido, Raul Marcelo.

Apertem os cintos

A Prefeitura de Sorocaba publicou no Jornal do Município instruções para reduzir gastos com passagens aéreas e hospedagens por parte das secretarias municipais. O objetivo da medida é economizar e assim não será mais permitido a escolha da companhia aérea e de aeroporto de partida. A exceção vale para o caso se a diferença for inferior a R$ 30, aí poderá ser escolhido o aeroporto. Para embarque e desembarque no aeroporto de Viracopos, pela Companhia Azul, é obrigatório priorizar o translado gratuito oferecido pela própria empresa: o ônibus executivo gratuito, partindo de um shopping.

Também não será mais permitida a escolha de hotel, que será feita em função do endereço do evento de destino. O despacho de bagagem só será incluído quando a viagem for superior a três dias, ou se inferior, deverá ser justificada a necessidade de carga superior a 10 kg, entre outras determinações da medida, que já está valendo desde a última quinta.