Buscar no Cruzeiro

Buscar

Danilo Balas recebe título de Cidadão Emérito

01 de Novembro de 2019 às 00:01

Danilo Balas recebe título de Cidadão Emérito Crédito da foto: Manuel Garcia

O deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL), que é sorocabano, recebeu nesta quinta-feira (31) o título de Cidadão Emérito de Sorocaba, em sessão solene realizada à noite na Câmara Municipal. Ele atua há 25 anos na segurança pública e se candidatou pela primeira vez na eleição do ano passado, conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativa com 38.661 votos, sendo 12.0678 recebidos em Sorocaba.

Da homenagem na Câmara, a partir de iniciativa do vereador e presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB), participaram o promotor de justiça Farto Neto, os prefeitos de Araras, Junior Franco, e de Araçoiaba da Serra, Dirlei Salas, além do comandante do CPI-7, coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, do delegado de Polícia Federal, Rogério Giampaoli, e da vó do homenageado, Célia Mascarenhas. Na foto, Balas é ladeado pela esposa Fernanda e pelo promotor de justiça Farto Neto.

Índice Firjan

Sorocaba perdeu 118 posições no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31). A cidade ocupava a posição 638 em 2017 e caiu para 756 em 2018. No Estado de São Paulo a cidade perdeu 37 posições, caindo de 97 para 134. Quanto menor a posição melhor a situação do município. Com base em dados oficiais, o IFGF analisa as contas das cidades brasileiras por meio de quatro indicadores. Mais de 5 mil municípios brasileiros foram analisados. Os problemas de Sorocaba estão concentrados nos quesitos “investimento” e “liquidez”.

Reabertura

A Urbes, empresa pública que gerencia o trânsito e o transporte de Sorocaba, anunciou nesta quinta-feira (31) a reabertura da concorrência 1 de 2019 para o lote 2 do transporte coletivo da cidade. Este lote é operado hoje pela Sorocaba Transporte Urbano (STU). A nova data será no dia 13 deste mês, às 9h. A concorrência havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Reforma Protestante

Os 502 anos da Reforma Protestante foram comemorados em sessão solene da Câmara de Sorocaba na noite de quarta-feira (30), por iniciativa do vereador Luis Santos (Pros). Além do vereador, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: pastor Fernando Lira; pastor Douglas, representando o deputado federal Jefferson Campos e a Igreja do Evangelho Quadrangular; reverendo Erni Krebs, representando a Igreja Luterana de Sorocaba; Kenji Ishida, representando a Igreja Metodista Livre; e Ângela Bordenalli, representando a Assembleia de Deus. Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra a venda de indulgências por parte do clero. Esse fato desencadeou o movimento que passou para a história como Reforma Protestante, que teve grande impacto social.

Tribunal nas escolas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou nesta quinta-feira (31) fiscalização em 216 municípios para checar as condições de fornecimento da merenda oferecida aos alunos da rede pública. O propósito foi vistoriar as condições da merenda; a qualidade dos alimentos; as condições de entrega e armazenamento e inspecionar a regularidade no abastecimento em unidades escolares. Os trabalhos foram transmitidos em tempo real por meio de uma central de monitoramento do TCE. Votorantim contou com uma escola incluída na fiscalização, a EMEIF Helena Pereira de Moraes. Da Sorocaba nenhuma escola foi incluída.