Buscar no Cruzeiro

Buscar

Danilo Balas na APMP

04 de Abril de 2019 às 01:02

Crédito da Foto: Divulgação

No dia 2, o deputado estadual e agente federal Danilo Balas fez visita de cortesia a integrantes da diretoria da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo (APMP). Durante o encontro, abordaram temas de interesse da sociedade. O parlamentar conversou com o Promotor de Justiça, Presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior; com os Promotores de Justiça Renato Kim Barbosa (1.º Tesoureiro), Tiago de Toledo Rodrigues (1.º Secretário) e Antonio Farto Neto (Promotor de Justiça na cidade de Sorocaba); e também com o Procurador de Justiça Gabriel Cezar de Inellas. Ao final, o deputado se colocou à disposição da entidade para apoiar demandas dos promotores de Justiça e causas que possam beneficiar a sociedade, segundo informações da assessoria.

Mais alunos famosos

Informa o professor Guaracy Rodrigues Bueno, ex-diretor do Estadão -- colégio estadual que celebra 90 anos -- que mais dois ex-prefeitos estudaram na escola e que não foram citados anteriormente nas informações à imprensa: Antonio Carlos Pannunzio e Gualberto Moreira. Assim, agora são 9 prefeitos de Sorocaba que se sentaram nas carteiras do Estadão. Além dos dois citados, Armando Pannunzio -- o pai de Antonio Carlos --, José Theodoro Mendes, Flávio Chaves, Paulo Mendes, Renato Amary, Vitor Lippi e José Crespo Gonzales. Sábado será o grande dia de celebração na própria escola.

Estudantes estrangeiros

Entre os 3,5 milhões de alunos matriculados na rede estadual de São Paulo, 11.905 são estrangeiros. O maior grupo é de bolivianos (5.022), seguido por japoneses (1.307), haitianos (998), angolanos (594) e paraguaios (433). O número de matrículas dos alunos oriundos do exterior deste ano é 18% maior do que o registrado no passado, quando havia 10.034 estudantes que não nasceram no Brasil estudando nas escolas estaduais de São Paulo. Também há grupos de peruanos, colombianos, venezuelanos, portugueses e argentinos, entre outras nacionalidades. O balanço é da Secretaria de Estado da Educação.

Nova vereadora

Será por poucos dias, mas a Câmara de Iperó terá uma nova parlamentar. Trata-se de Eliana Souza (PT). Ela assumiu a função na última na sessão ordinária (dia 2). A vereadora assume vaga de Fábio Augusto de Campos (PSB), que pediu afastamento de 31 dias para tratar de questões pessoais. Naturalmente, a vaga seria de Valéria Regina de Souza (PSB), mas ela não pôde assumir por problemas sociais.

Tatuí proíbe fogos de artifício

Entrou em vigência dia 26 de março, o Decreto Municipal nº 19.698, que dispõe sobre a regulamentação da Lei 5.275, de 1 de agosto de 2018, que trata da proibição de fogos de artifício que causem estouros e estampidos no município, seja em recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados. A lei, aprovada por iniciativa da Câmara Municipal, foi criada levando em conta a necessidade de evitar prejuízos à saúde de idosos, pessoas com deficiência e também animais -- estes por risco de fugas, atropelamentos, distúrbios digestivos, quedas de janelas, automutilação, enforcamento em coleiras e problemas auditivos. “Tatuí também foi elevada à categoria de MIT (Município de Interesse Turístico), tendo por objetivo um turismo de qualidade e total respeito à vida, por isso a importância de se criar uma lei desse tipo”, informa a assessoria. Essa lei não proíbe a soltura de fogos de efeito apenas visual e, tampouco, os que produzam ruídos de baixa intensidade. De acordo com o parágrafo 2º, do artigo 1º do Decreto, “os alvarás de eventos expedidos pela Prefeitura, deverão conter menção ao disposto em lei e determinação expressa de utilização de fogos de artifício sem estampido”.