Buscar no Cruzeiro

Buscar

Da reserva para a ativa

15 de Janeiro de 2019 às 10:35

Foto: Reinaldo Galhardo

Mal foi para o banco da reserva, e muito cedo diga-se de passagem, o cel. PM Antonio Valdir Gonçalves Filho já vai assumir um novo posto. A partir da próxima sexta-feira (18) ele será o novo Secretário Municipal de Segurança de Sorocaba, dirigindo um contingente de cerca de 420 homens e mulheres. Entre seus principais objetivos, como tem mostrado o Cruzeiro do Sul, estão os furtos quase diários às escolas municipais, a segurança de prédios municipais e da área central da cidade. Assista ao vídeo que gravou ontem quando expôs um pouco de seu trabalho e sua carreira profissional, clicando aqui.

Semirreforma

A reforma parcial que o prefeito José Crespo iniciou nesta semana deve continuar, segundo dizem aqueles próximos ao sexto andar. Alguns secretários, que tem sido expostos por não cumprirem metas ou por serem responsabilizados pelas dificuldades de opinião pública da Prefeitura, estariam já na fritura. É questão de aguardar.

Afastando a concorrência

Com a surpresa da nomeação do delegado de polícia, José Humberto Urban Filho, para a recém-criada secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, uma secretaria tão esperada pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores, que aliás trabalhou e votou veemente pela sua criação, fica afastado, pelo menos temporariamente um potencial candidato ao Palácio dos Tropeiros. Aguarda-se muita barganha nessa empreitada.

De volta ao ninho

Com a saída do secretário que dirigia o Gabinete do Poder Executivo, o eterno Robim de Renato Amary volta ao ninho, indo agora para assessorar a nova geração, Flávio Amary, na Secretaria Estadual da Habitação. Dizem que foi um voo para cima.

É verdade; é mentira

O reajuste no transporte coletivo de Sorocaba, anunciado ontem pelo secretário Luiz Alberto Fioravante (Semob e Urbes), não foi bem recebido pelos usuários do sistema. Muitos, entretanto, expuseram a crítica com bom humor. Vídeos e fotos circularam pela internet logo após o anúncio, que passa a vigorar a partir do dia 22. Em um deles, o conteúdo, intercalando com uma música que diz “é verdade” e “é mentira”, mostra trechos de um vídeo da campanha de Crespo em que ele dizia que o transporte coletivo da cidade estava muito caro e que ele iria reduzir o passe social a 70% do vale-transporte.

Gastos com homenagens

Os vereadores da Câmara de Sorocaba aumentaram em 2018 em 50,33% os gastos com placas de homenagens para cidadãos ilustres, em comparação com o ano anterior. Segundo dados da própria Casa, em 2017 foram gastos R$ 12.284,08 com o custeio das homenagens entregues contra R$ 18.467,68 no ano passado. A quantidade de pessoas homenageadas pela Câmara também aumentou no mesmo período: foram 22 títulos de cidadão sorocabano em 2017 e 34 em 2018, o que representa um aumento de 54,54%. De acordo com a Câmara, cada vereador pode conceder até oito títulos por ano, o que dá uma quantidade de 160 se todos usarem a cota anual permitida. Outro número que surpreende é que no total, atualmente, os vereadores de Sorocaba têm 13 tipos de homenagens que podem ser concedidas pela Câmara, entre títulos, comendas, medalhas, diplomas, prêmios e votos de congratulações. Somando os 13 tipos de homenagens disponíveis aos vereadores, em 2018 no total eles concederam 6.098, sendo a maior parte diplomas de votos de congratulações, que totalizaram 6.004 em 2018, contra 7.812 em 2017. Não que tais homenageados não mereçam, a questão é que quem paga realmente tais homenagens somos nós, ou seja, é dinheiro público. Será que a população sorocabana é a favor de tais gastos? E qual de fato é o objetivo de tantas homenagens?