Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro terá novidades neste domingo (14)

12 de Julho de 2019 às 23:31

A partir deste domingo (14), a edição impressa do Cruzeiro do Sul mudará os cabeçalhos das páginas com os nomes das Editorias. Trata-se de mais uma modernização do jornal. Mas essa pequena mudança de visual vem acompanhada de outra, que é a pluralização dos articulistas da página 2, sempre oferecendo pontos de vista diferentes e abrangentes relativos a temas nacionais, bem como textos de personalidades locais, como o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, que passa a escrever para o Cruzeiro do Sul. Nas demais páginas continuam as notícias de Sorocaba e cidades da região, bem como as nacionais e internacionais, resultado de apuração cuidadosa para informar ao leitor. O que mais importa para o Cruzeiro do Sul é o nosso leitor.

Big Brother da segurança

As instituições financeiras instaladas em Sorocaba e as que exploram serviços de caixas eletrônicos e postos de atendimento bancário estão obrigadas a realizar a filmagem em alta definição ininterrupta das áreas externas e internas, entradas e saídas dos estabelecimentos acima referidos, e demais equipamentos elétricos ou eletrônicos que possibilitem a identificação de ações criminosas e seus autores. É o que manda a lei 12.035, de 5 de julho de 2019, de autoria do vereador Hélio Brasileiro (MDB), publicada na quinta-feira (11), no Jornal do Município. A nova norma altera o inciso III do artigo 1º da Lei 11.004, de 17 de novembro de 2014, de autoria do vereador Irineu Toledo (PRB), que já obriga as instituições financeiras a instalarem itens de segurança. Ainda de acordo com a Lei 12.035, “o monitoramento das câmeras deverá ser realizado por meio de gravações dos locais a serem protegidos, 24 horas por dia, sendo que as imagens em alta definição deverão ser salvas em local seguro, preservadas por um prazo de 180 dias, e colocadas à disposição de autoridades policiais sempre que solicitado”.

10 anos da lei do lixo eletrônico

E por falar em lei, no dia 6 de julho de 2009 foi sancionada a lei estadual 13.576 que cria normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final de lixo tecnológico. A legislação é originária do projeto de lei 33/2008, de autoria do ex-deputado Paulo Alexandre Barbosa. O lixo orgânico se decompõe rapidamente, mas no caso do lixo eletrônico é diferente, já que ele tem caráter biocumulativo. Em vez se ser descartado no meio ambiente, é recomendado que ele seja reaproveitado. Lixo eletrônico são componentes e periféricos de computadores; monitores e televisores; acumuladores de energia (baterias e pilhas); produtos magnetizados. E também geladeiras, televisores, celulares, entre outros. Pesquisa de 2017 da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico no mundo. Ao todo, o país gera 1,5 milhão de toneladas por ano.

29 anos do ECA

Neste sábado (13), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vai completar 29 anos de criação. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990 e, ao longo dos anos, consolidou-se como instrumento de construção de políticas públicas para a promoção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Tucanos no TCE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deverá julgar na próxima quarta-feira (17) um recurso do vereador Engenheiro Martinez (PSDB) sobre um acórdão referente às contas dele no exercício de 2012, quando o parlamentar ocupava a presidência da Câmara de Sorocaba. Ele pede para que se julgue regulares as contas, sem prejuízo de determinação e advertência, com cancelamento da multa aplicada. Na mesma data, o TCE deverá julgará três recursos do ex-prefeito e atual deputado federal Vitor Lippi, do mesmo partido. Antes, na terça-feira (16), dois contratos do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio, também do PSDB, deverão ser julgados.