Buscar no Cruzeiro

Buscar

CPI da Saúde ouve servidores nesta quarta-feira (11)

11 de Março de 2020 às 00:01

CPI da Saúde ouve servidores hoje Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (5/2/2020)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga problemas referentes ao orçamento da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, em 2019, realiza nesta quarta-feira (11) a quarta sessão de oitivas.

O ato ocorrerá a partir das 14h. Desta vez, serão ouvidos servidores da Prefeitura e o representante de uma das empresas que celebrou contrato com a municipalidade. As testemunhas serão ouvidas na sala de reuniões da Câmara Municipal.

Semana da Água

Na próxima segunda-feira (16), às 9h, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da Prefeitura de Sorocaba vai lançar a sede do Observatório da Biodiversidade de Sorocaba e o projeto Nascentes Modelo de Sorocaba. O evento ocorrerá no Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) Marco Flávio da Costa Chaves e é aberto ao público. A programação abrirá a Semana da Água, que ocorrerá de 16 a 22 de março, com atividades dentro do objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais, em razão do Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água (22 de março).

Recomendações e determinações

As contas do atual prefeito de Salto, Geraldo Garcia (Progressista), referentes ao exercício de 2018, receberam nesta terça-feira (10) parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Entretanto, houve recomendações e determinações ao chefe do Executivo saltense, que, se não cumpridas, podem comprometer a análise das contas de outros exercícios. Agora, as contas seguem para análise da Câmara Municipal da cidade.

Irregular

Não teve a mesma sorte a ex-prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo (PT). Uma licitação, bem como o contrato -- no valor R$1.559.245,35 -- além de termos aditivos, foram julgados irregulares nesta terça-feira (10) pelo Tribunal de Contas. O objeto do contrato era a construção de uma pré-escola, creche e quadra coberta com área total 1.279,02 metros quadrados, localizada na estrada de Aparecidinha, no bairro de Aparecidinha. A ex-prefeita também foi multada pelo TCE.

Aluguel de carros

O vereador Rodrigo Manga (DEM) apresentou requerimento à Câmara de Sorocaba no qual questiona a contratação de uma empresa para locação de veículos que serão usados pela Guarda Municipal. O contrato é superior a R$ 1 milhão. Ele levou em consideração informações do Portal da Transparência e do CNPJs da empresa vencedora desse processo licitatório, bem como de outros que foram realizados pela municipalidade. A contratação para a GCM foi tema desta coluna na edição desta terça-feira (10) do Cruzeiro do Sul.