Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho de Saúde pede melhorias no Conjunto Hospitalar de Sorocaba

04 de Agosto de 2018 às 14:26

Fachada do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (18/7/2018)

O Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba cobrou do governo do Estado melhorias no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) na última quinta-feira, quando o órgão esteve reunido com a coordenação de Gestão e Contratos do governo estadual e com os gestores do complexo hospitalar que atende Sorocaba e mais 47 cidades da região. Os assuntos foram o funcionamento do CHS, seus impasses e dificuldades e, também, o funcionamento do novo hospital estadual da cidade, instalado na rodovia Raposo Tavares. O coordenador estadual, Danilo Otto, disse que ouviu os servidores do CHS, coletou dados sobre o funcionamento do complexo hospitalar, tanto estruturais quanto em matéria de equipamentos, insumos e pessoal. Ele afirma que o Estado está montando uma equipe para acompanhar a transição da gestão do CHS, que será assumida por uma Organização Social (OS).

Novo hospital

O Conselho Municipal de Saúde também acompanhou a visita do coordenador de Gestão e Contratos do governo estadual ao Hospital Estadual Adib Domingos Jatene (novo Regional). Inaugurado em março deste ano, o complexo hospitalar será referência para receber pacientes que serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que são administradas pela Prefeitura de Sorocaba. A previsão dada ao Conselho Municipal sobre o funcionamento pleno do novo Regional é até o final do ano. Segundo a gestão do hospital, a entrada em funcionamento dos 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local é feita em etapas, dependendo do início das atividades de novas equipes médicas. Assim, elas entram em operação de 10 em 10, com cada equipe sendo a responsável por uma dezena de leitos.

E o acesso?

Mas como se chega ao novo Hospital Regional? Numa flagrante falta de planejamento, onde se investiu milhões de reais na construção, o acesso de quem vem do interior obriga -- sem sinalização na estrada -- a ambulância ou paciente a passar pela marginal da Raposo Tavares, dirigir até a próxima saída antes do Makro, retornar no sentido interior pela marginal da Raposo, não entrar (sem sinalização de novo) na via principal e acessar um novo retorno para então voltar a Sorocaba pela marginal que dá entrada ao novo hospital. Sem qualquer informação/sinalização. Com a palavra a nova direção do novo Hospital Regional, o governo do Estado -- incluindo o DER e Artesp e Policia Rodoviária -- e a CCR Via Oeste que gerencia a Raposo Tavares.

Solução difícil

Abrir uma entrada ao nível da Raposo Tavares, sentido Sorocaba, cerca de 300 metros antes do atual acesso à marginal, coisa de menos de uma semana de trabalho, e que permitiria o fácil acesso à entrada para o hospital seria pedir muito? Placas indicativas? Tudo leva a crer que o novo hospital regional é uma obra inaugurada para eleições e não para ser achada ou, que heresia, para atender o cidadão.

Mulheres em uniforme

O nome da vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PTB), poderá ser oficializado neste sábado durante convenção estadual como vice na chapa do governador Márcio França (PSB), que é candidato ao governo estadual. Jaqueline é pré-candidata a deputada estadual pelo seu partido e recebeu durante a semana a indicação de seu nome do presidente do PTB estadual. Por coincidência, seu nome é lembrado logo depois que o também candidato Paulo Skaf trouxe como parceira a tenente-coronel Carla Basson, de Jundiaí e de família de policiais, PM e Civil.

Não convencionais

O nome de Jaqueline Coutinho para compor a chapa com Márcio França concorre com outras duas indicações, também de mulheres: a ex-medalhista olímpica Maurren Maggi e a coronel da Polícia Militar Eliane Nikoluk, de São José dos Campos, já concorrendo a deputada estadual. As convenções estaduais do PTB e do PSB ocorrem neste sábado, quando as candidaturas serão definidas. Nos bastidores, no entanto, Jaqueline trabalha para garantir a indicação de seu nome.

Galeria

Confira a galeria de fotos