Informação Livre

Comitiva da Abemi visita Sorocaba

Comitiva da Abemi visita Sorocaba
Crédito da foto: Divulgação

O vereador Ítalo Moreira recebeu ao lado do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o presidente Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Gabriel Aidar Abouchar, e o diretor Telmo Ghiorzi (relações institucionais), e o conselheiro Newton P. Freire, membros do Comitê da Abemi de Tecnologia e Inovação. A comitiva veio a Sorocaba visitar a Faculdade de Engenharia (Facens) a convite do assessor do vereador Ítalo Moreira, prof. Geraldo Almeida, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade. Também puderam conheceram as instalações do Parque Tecnológico. Na oportunidade, foi anunciada a intenção de instalar em Sorocaba, através da Abemi, o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de construção e pesquisa 4.0. do hemisfério sul. O vereador Ítalo Moreira reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e tecnológico de Sorocaba, visando ao empreendedorismo local, geração de riquezas e maior empregabilidade. A cidade de Sorocaba é notoriamente conhecida como polo produtor e de desenvolvimento, e poderá comportar o novo projeto do centro de pesquisa.

Leia mais  Políticas públicas para a região de Sorocaba

Corte de cargos 1

A Justiça de São Paulo mandou a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) cortar mais de mil cargos comissionados, ou seja, funcionários de livre nomeação escolhidos por meio de indicação política. O juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª vara da fazenda pública, determinou que a Casa Legislativa adote a paridade, ou seja, tenha apenas um cargo comissionado para cada efetivo — quadro técnico que exige concurso. Atualmente, a proporção de cargos é de 2.479 comissionados para 606 efetivos. A rigor, cerca de 1.800 cargos teriam de ser cortados em 12 meses. Ainda cabe recurso da decisão.

Corte de cargos 2

A sentença é resultado de uma ação protocolada pelo advogado Antonio Donadelli. Em parecer sobre o pedido, o Ministério Público do Estado de São Paulo concordou com a demanda do advogado. “Em suma, o elevado número de cargos comissionados dentro de um mesmo nível hierárquico, como se constata nos diversos cargos de diretores, assessores, assistentes, jornalistas e secretários, revela desproporção, abuso e subversão dessa modalidade excepcional de contratação”, afirmou o juiz na decisão. Procurada, a Mesa Diretora da Alesp não se manifestou.

Leia mais  Projeto cria conselho estadual para definir construção de presídios

Cidadão emérito

Na sessão ontem (18) da Câmara de Vereadores de Sorocaba foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo 01/2021, proposto pelo parlamentar Dylan Dantas, que concedeu o Título de Cidadão Emérito ao promotor de Justiça sorocabano Jorge Alberto de Oliveira Marum.

Fora de pauta

O projeto de lei nº 30/2020, apresentado por Luis Santos (Republicanos), foi retirado de pauta, porque o autor não estava presente na sessão, por motivos de saúde. A matéria obriga os mercados, supermercados, hipermercados e semelhantes a disponibilizarem caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para guardar e transportar produtos.

Comentários