Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comitiva da Abemi visita Sorocaba

19 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Comitiva da Abemi visita Sorocaba Crédito da foto: Divulgação

O vereador Ítalo Moreira recebeu ao lado do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o presidente Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Gabriel Aidar Abouchar, e o diretor Telmo Ghiorzi (relações institucionais), e o conselheiro Newton P. Freire, membros do Comitê da Abemi de Tecnologia e Inovação. A comitiva veio a Sorocaba visitar a Faculdade de Engenharia (Facens) a convite do assessor do vereador Ítalo Moreira, prof. Geraldo Almeida, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade. Também puderam conheceram as instalações do Parque Tecnológico. Na oportunidade, foi anunciada a intenção de instalar em Sorocaba, através da Abemi, o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de construção e pesquisa 4.0. do hemisfério sul. O vereador Ítalo Moreira reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e tecnológico de Sorocaba, visando ao empreendedorismo local, geração de riquezas e maior empregabilidade. A cidade de Sorocaba é notoriamente conhecida como polo produtor e de desenvolvimento, e poderá comportar o novo projeto do centro de pesquisa.

Corte de cargos 1

A Justiça de São Paulo mandou a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) cortar mais de mil cargos comissionados, ou seja, funcionários de livre nomeação escolhidos por meio de indicação política. O juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª vara da fazenda pública, determinou que a Casa Legislativa adote a paridade, ou seja, tenha apenas um cargo comissionado para cada efetivo -- quadro técnico que exige concurso. Atualmente, a proporção de cargos é de 2.479 comissionados para 606 efetivos. A rigor, cerca de 1.800 cargos teriam de ser cortados em 12 meses. Ainda cabe recurso da decisão.

Corte de cargos 2

A sentença é resultado de uma ação protocolada pelo advogado Antonio Donadelli. Em parecer sobre o pedido, o Ministério Público do Estado de São Paulo concordou com a demanda do advogado. “Em suma, o elevado número de cargos comissionados dentro de um mesmo nível hierárquico, como se constata nos diversos cargos de diretores, assessores, assistentes, jornalistas e secretários, revela desproporção, abuso e subversão dessa modalidade excepcional de contratação”, afirmou o juiz na decisão. Procurada, a Mesa Diretora da Alesp não se manifestou.

Cidadão emérito

Na sessão ontem (18) da Câmara de Vereadores de Sorocaba foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo 01/2021, proposto pelo parlamentar Dylan Dantas, que concedeu o Título de Cidadão Emérito ao promotor de Justiça sorocabano Jorge Alberto de Oliveira Marum.

Fora de pauta

O projeto de lei nº 30/2020, apresentado por Luis Santos (Republicanos), foi retirado de pauta, porque o autor não estava presente na sessão, por motivos de saúde. A matéria obriga os mercados, supermercados, hipermercados e semelhantes a disponibilizarem caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para guardar e transportar produtos.

Galeria

Confira a galeria de fotos