Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coleta seletiva vai ao Wanel Ville e Nova Sorocaba

31 de Julho de 2019 às 23:46

Coleta seletiva vai ao Wanel Ville e Nova Sorocaba Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

A Secretaria de Saneamento (Sesan) da Prefeitura de Sorocaba vai ampliar o atendimento da coleta seletiva no município. Em parceria com a Cooperativa Central, começou a ser feito o cadastramento em algumas ruas nos bairros do Wanel Ville 1, 2, 3, 4, 5, e ruas do Jardim Villagio Torino e Nova Sorocaba. Segundo a Prefeitura, a ideia central é a sensibilização da população para que atendam os cadastradores da Cooperativa Catares e participem desse projeto de reciclagem. Sorocaba gera em torno de 15 mil ton/mês de resíduos sólidos, e aproximadamente 3% desse total são reciclados pelas cooperativas.

Hora do voto

Era impossível definir quem estava com a razão nesta quarta-feira (31) se o assunto fosse em torno da cassação ou não do prefeito José Crespo (DEM). No Executivo, afirmava-se que já havia votos suficientes para ele sustentar-se no mandato, com atuação intensa do secretário Flávio Chaves, em especial. Ele é o titular da pasta de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba. No Legislativo, os otimistas pela cassação falavam em até 16 votos pela perda de mandato de Crespo.

PSDB e PMDB

Ainda sobre o assuunto, o PSDB não havia fechado questão sobre a votação, ao menos até as 22h desta quarta-feira (31). O que se sabia, entretanto, é que a tendência era dos votos com efeito manada, ou seja, os três parlamentares tucanos votariam no mesmo sentido, todos pela cassação ou todos pela manutenção de Crespo no cargo. Já sobre o MDB, o partido teria fechado questão pela cassação, a exemplo do que ocorreu na votação da vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB).

Dia do Nordestino 1

O Dia do Nordestino é comemorado em 2 de agosto no Estado de São Paulo. Para homenagear os nordestinos que migraram em busca de novas oportunidades, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (Copane), promoverá uma série de atividades em alusão à data, oficializada por meio da Lei nº 8.441/1993, que, neste ano, completa 26 anos. As ações contam com a parceria da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (Anesp).

Dia do Nordestino 2

Em Sorocaba, lei de 15 de abril de 2010 instituiu o Dia Municipal do Nordestino em 24 de junho, quando também é comemorada a Semana da Nordestinidade.

Audiência cancelada

A audiência pública “O histórico da capoeira: das crianças ao mestre Moa do Katendê”, que aconteceria nesta quinta-feira (1º), foi cancelada em virtude da sessão extraordinária que votará o pedido de cassação do prefeito José Crespo. A sessão extraordinária terá início às 13h e poderá se estender por mais de um dia, o que coincidiria com o horário da audiência, que aconteceria às 19h. Organizadora da audiência pública, a vereadora Fernanda Garcia (Psol) deverá divulgar a nova data do evento em breve.

Placas nas ruas de Itu

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade, iniciou na segunda-feira (29) a instalação de placas denominativas de ruas na região do Pirapitingui. Nesta primeira etapa, também serão contemplados os bairros Jardim Europa, Parque Industrial, Parque das Indústrias, Bom Viver e Potiguara. Algumas das vias beneficiadas nunca haviam recebido esse tipo de placa antes. A intenção é instalar aproximadamente 500 unidades por mês.