Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casas do Cidadão oferecem orientação sobre auxílio emergencial

05 de Maio de 2020 às 00:01

Casas do Cidadão oferecem orientação Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (19/12/2017)

Unidades das Avenida Ipanema e Itavuvu e as do Éden e do Ipiranga estarão funcionando para esclarecer dúvidas do cidadão interessado no benefício, até a sexta-feira, das 10h às 15h. A partir desta terça-feira (5), quatro unidades vão reabrir para orientação e cadastro do auxílio emergencial de R$ 600,00 do governo federal. Nesta segunda-feira (4), os servidores voluntários que irão trabalhar nos locais passaram por treinamento. A maioria dos servidores voluntários estava em home office.

Seis Cras reabrem parcialmente

A Secretaria da Cidadania (Secid), responsável pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) reabriu nesta segunda-feira (4) seis das doze unidades existentes no município. Os Cras estão fechados desde o dia 24 de março, mas continuaram a atender via Whatsapp, através da central de atendimento da pasta, além de quatro equipes volantes. A opção da Secid foi pela volta gradativa do funcionamento das unidades em seis pontos distintos da cidade, para alcançar a população mais carente.

Unidades reabertas

Estão reabertos os Cras da Vila João Romão (na zona leste); Ipiranga (zona oeste); Vila Helena (zona norte); Parque São Bento, Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Parque das Laranjeiras.

O atendimento é realizado das 10h às 15h com horário marcado para que não ocorra aglomeração. Um servidor fará a recepção e triagem das demandas de modo a organizá-las. Cartazes também serão colocados nas unidades com informações básicas aos usuários.

Flexibilização

A prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) comentou nesta segunda-feira (4) a questão da flexibilização das medidas de enfrentamento da pandemia em Sorocaba. A cidade poderá ter problema caso atinja baixos índices de distanciamento social. “Enquanto nós não estivermos os níveis aceitáveis para buscar a flexibilização, é óbvio que a gente vai ter que buscar esses patamares. E se a população não ajudar, ela própria vai sofrer. Cabe a cada um a preocupação e responsabilidade de manter esse distanciamento”, disse. Ela avaliou ainda que o uso de álcool em gel e máscara são medidas imprescindíveis para evitar a disseminação da doença. “A gente pede, reitera, que as pessoas só saiam de casa se houver necessidade.”

Reunião com prefeitos

O governador João Doria (PSDB) e os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Saúde, José Henrique Germann, e Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, reuniram-se nesta segunda-feira (4) em videoconferência com prefeitos de municípios com menos de 200 mil habitantes para apresentar as diretrizes do Plano São Paulo, bem como atualizar as medidas de combate ao coronavírus e a incidência de casos da doença no Estado. O Plano São Paulo prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, de forma setorizada e por fases, com possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir de 11 de maio.