Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa do Turista, agora vai?

10 de Julho de 2020 às 00:04

Crédito da foto: Emídio Marques (24/7/2019)

A Prefeitura de Sorocaba publicou nesta quinta-feira (9) as informações principais do pregão eletrônico que tinha como objetivo a aquisição de móveis para atender a nova Casa do Turista da cidade. O valor contratado é de pouco mais de R$ 7 mil. O novo endereço da Casa será a rua Ana Monteiro de Carvalho, travessa da avenida Dom Aguirre. A obra, iniciada ainda no governo de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) -- 2013 a 2016 --, foi alvo de diversas matérias do Cruzeiro do Sul sobre obras paradas ou atrasadas.

Painel Covid-19

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) comentou nesta quinta-feira (9) sobre a nota desta coluna que tratava sobre o painel da instituição que traz dados de 644 municípios do Estado sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Conforme o TCE, o Painel Covid-19 é atualizado mensalmente e não em tempo real. “Logo, as informações encontradas neste momento são referentes à data base de 31 de maio, com prazo para remessa até o terceiro dia útil do mês subsequente. A próxima atualização será disponibilizada no próximo dia 15 de julho, com dados referentes ao exercício do mês de junho”, lembrou a instituição. A Corte de Contas paulista reforçou “que a ferramenta se constitui em um mecanismo que fortalece e incentiva o controle social, de modo que a população e toda a sociedade possam acompanhar e fiscalizar os atos dos gestores públicos”.

“Irregularidade do bem”

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou mais uma etapa da Operação Olhos de Lince, no período de 1º a 16 de junho e 18 a 25 de junho, na capital e em várias cidades do Estado, incluindo Sorocaba. A ação visa combater as irregularidades em postos de combustíveis, com a finalidade de proteger o cidadão e aqueles que comerciam dentro das regras. Ocorre que, em Sorocaba, o posto fiscalizado apresentou um erro de até 140 ml a cada 20 litros fornecidos. Essa diferença, entretanto, é favorável ao consumidor. Foram verificadas 592 bombas de combustíveis e encontrados erros em 136 (23%), sendo emitidos 133 autos de infração.

Concurso público

A Prefeitura de Sorocaba atendeu decisão judicial e publicou a classificação final de uma candidata de um processo seletivo de 2001. A pessoa era candidata a auxiliar de educação. Na decisão, a juíza Karina Jemengovac Perez determinou ainda que a municipalidade deverá efetivar a etapa seguinte ao exame psicológico, comprovando-se documentalmente nos autos. “Na hipótese dessa etapa ser a nomeação, respeitada a classificação, assim deverá proceder, visto que, conforme informação (...), estaria classificada na posição 194, sendo certo que foram convocados 410 candidatos. Em assim sendo, a avaliação deverá ser feita no exercício regular das funções (estágio probatório), nos termos claramente fixados no v. acórdão”, diz a magistrada.