Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capacita terá edição on-line

25 de Outubro de 2020 às 00:01

Capacita terá edição on-line Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/10/2020)

A Associação Comercial de Sorocaba realiza a 13ª edição do Capacita. Neste ano, a programação será on-line. O programa oferece gratuitamente qualificação profissional, com treinamento e oportunidades de emprego, aos que buscam voltar ao mercado de trabalho. Será entre os dias 9 e 13 de novembro, das 8h30 às 13h30, pela plataforma Zoom, com a expectativa de auxiliar 500 pessoas. O Feirão do Emprego será exclusivo para os participantes que atingirem 75% de aproveitamento do Capacita. As inscrições começaram na última quarta-feira e seguem até o dia 5 de novembro. As informações são divulgadas no site www.acso.com.br e nas redes sociais da associação.

Contas dos partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no dia 20 de outubro que os extratos das contas bancárias dos partidos políticos serão colocados na internet. Por unanimidade, os ministros do tribunal decidiram que os comprovantes serão divulgados com as prestações de contas que devem ser entregues à Justiça Eleitoral. Com a decisão, o TSE deve publicar em sua página na internet as informações e documentos sobre as prestações de contas. O pedido foi protocolado pela organização Transparência Brasil. Segundo a entidade, a medida é necessária para fiscalizar os gastos dos partidos.

Tira-Dúvidas para o eleitor

Para ajudar a tirar dúvidas dos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um assistente virtual que funciona pelo aplicativo do WhatsApp. Chamado de “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, o recurso foi lançado com o objetivo de facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020. O tira-dúvidas funciona por meio de um chatbot (assistente virtual), como também é chamado, que traz informações sobre diferentes temas, desde cuidados com a saúde para votar, informações sobre horário e local de votação até dicas para mesários e informações sobre candidaturas, entre outros temas. Para interagir com o assistente virtual é preciso adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos, ou por meio do link wa.me/556196371078.

Fake news

A Polícia Federal de Campinas apreendeu na sexta-feira ao menos 30 celulares, computadores, notebooks e dispositivos para armazenar dados em uma ação contra fake news nas eleições municipais. A operação foi cumprida em dois endereços na cidade de Indaiatuba, em uma residência e na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), entidade ligada à prefeitura. A PF não informou para quem o material (vídeos e fotos) seria direcionado, se seria usado na cidade ou outro local. A prefeitura informou que não se tratou de ação movida contra a administração e sim contra um funcionário da Fiec.

Milhões de árvores

A norte-americana Mastercard anunciou a expansão de uma iniciativa mundial para combater as mudanças climáticas enquanto incêndios florestais assolam várias regiões ao redor do globo. O Brasil, onde a companhia é líder em meios de pagamentos, foi escolhido ao lado de Austrália e Quênia, como um dos locais de plantio de árvores em 2021. Batizada de Coalizão Planeta Priceless, a plataforma tem como objetivo unir esforços de sustentabilidade junto a instituições financeiras, consumidores e o setor corporativo em geral para canalizar recursos para a preservação do meio ambiente. A meta é plantar 100 milhões de árvores em cinco anos.