Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara Debate entrevista Farto Neto

20 de Junho de 2020 às 00:01

Câmara Debate entrevista Farto Neto Crédito da foto: Divulgação

O promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Antonio Domingues Farto Neto, falou ontem, em entrevista ao programa Câmara Debate, sobre o tema da exploração do trabalho infantil. Farto Neto começou discorrendo sobre as responsabilidades e áreas de atuação dos promotores públicos na proteção dos interesses da sociedade e, especificamente, em relação a crianças e adolescentes. O convidado enfatizou a importância da máxima atenção dos pais quando chega a fase da transição de seus filhos da infância para a juventude. O promotor salientou a necessidade de oferecer empregos dignificantes para os jovens e para isso defendeu a flexibilização trabalhista. Farto Neto destacou a importância da escola em tempo integral, mas reconheceu que a possibilidade de oferecer esse tipo de educação para todos ainda é remota.

Enfrentamento da pandemia

O Cruzeiro do Sul publicou ontem matérias sobre os novos leitos de UTI que a Prefeitura de Sorocaba deverá disponibilizar para atender pacientes com o novo coronavírus. São 10 leitos na Santa Casa e cinco no Hospital Evangélico. No texto, a Prefeitura de Sorocaba não falou em datas. A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) afirmou ontem que ao menos parte desses leitos deverão funcionar, de fato, na semana que vem. Na coletiva, a chefe do Executivo também falou sobre outras ações que a Prefeitura tomou para enfrentamento da crise, citando, por exemplo, o programa Máscara Legal, feito em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Inconstitucional

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) julgou inconstitucional trecho de leis da cidade de Itapetininga que criou cargos para assessor especial do secretário, assessor especial do prefeito, assessor especial do vice-prefeito, assessor especial do subsecretário e assessor especial do superintendente distrital. A lei é de 2019. Foi a Procurarodia-Geral de Justiça do Estado de São Paulo que contestou a lei. Deverão ocorrer exonerações desses cargos. O acórdão do julgamento foi publicado na semana passada.

Novos leitos

O hospital de campanha de Itu terá cinco novos leitos de UTI. Todos os novos leitos são equipados com respiradores e monitores, sendo destinados aos pacientes com quadros mais graves da Covid-19. Com isso, o município passa a contar com 38 leitos de UTI, considerando os oito inaugurados neste ano no Hospital Municipal, os 19 já existentes no São Camilo e os seis da rede particular. O hospital de campanha da Prefeitura de Itu possui 40 leitos de internação clínica e funciona no prédio da Maternidade Borges, na antiga Santa Casa.

Contrato de alimentação

A Prefeitura de Sorocaba escolheu a empresa que fará o trabalho de prestação de serviços de alimentação e nutrição hospitalar aos pacientes e colaboradores do hospital de campanha. O valor do contrato será de R$ 501.253,74. A contratada é a empresa Puro Sabor Serviços de Alimentação Eireli. Os dados referentes à dispensa de licitação foram publicados ontem no jornal Município de Sorocaba.