Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara aprova projeto sobre divulgação de paralisação de obras públicas

12 de Abril de 2019 às 23:56

Obras públicas Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (9/4/2019)

A Câmara de Sorocaba aprovou, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que torna obrigatória a divulgação dos motivos de eventual interrupção ou paralisação de obras públicas por período superior a 60 dias. Para obras já licitadas, o projeto prevê que as informações constem no site do órgão público responsável. Em caso de obras públicas aguardando ou que não exige licitação, o projeto determina ainda a instalação de placa no local com o motivo e a data da paralisação.

Zuliani fica

Embora tenha pedido exoneração na quinta-feira, o secretário de Licitações e Contratos da Prefeitura de Sorocaba permanece no governo de José Crespo (DEM). O Jornal do Município de ontem trouxe apenas a exoneração, a pedido, de Eloy de Oliveira, agora ex da Comunicação. Zuliani foi afastado, como já pretendia Crespo. Segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), foi o próprio Zuliani que reconsiderou seu pedido.

Patifaria

Quem lê o inquérito policial sobre a operação Casa de Papel, vai ficando aturdido com as inúmeras provas de diálogos, transcrição de telefonemas e delações espontâneas. Para quem acha que o WhatsApp é codificado, não deve se esquecer que, uma vez o celular apreendido, tudo está ali, escrito no melhor português patife. Aguarde que o Jornal vai trazer mais.

Vereador cantor de Votorantim

O Legislativo da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) tem nos reservado algumas surpresas. Em Votorantim, por exemplo, um vereador usou a tribuna para entoar um hino. A apresentação na Casa Legislativa teve direito até a um “quem sabe canta comigo”. Não se tratava de uma sessão solene, onde até caberia algo do estilo. Há um vídeo que circula nas redes sociais com duração com quase um minuto e que mostra o parlamentar soltando a voz.

Em Capela, congratulação fake

Já em Capela do Alto a situação inusitada envolve um título de congratulação. O problema é que ele teria sido oferecido por um dos membros do Legislativo da cidade sem a aprovação dos demais pares. A situação, como não poderia ser diferente, gerou polêmica da Casa. Nem a alegação de que não houve má-fé amenizou os ânimos alterados de alguns vereadores.

Queda na inadimplência

Os números do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), administrado pela Boa Vista SCPC, mostram que o mês de março trouxe boas notícias ao mercado, registrando queda na inadimplência de pessoas físicas. Com uma redução de 2,40%, a quantidade de registros diminuiu de 133.982 para 130.766. Em comparação com o ano passado, houve redução de 13,67%. Em relação ao número de pessoas com o CPF negativado, caiu de 74.997 para 73.765, diferença de 1,64%. Já o valor total da dívida, no mês de março fechou em R$ 74.858.053, 27, queda de 1,83%. “Esses dados são o reflexo do Carnaval, em que há um movimento maior nas compras, principalmente no setor de vestuário, calçados e alimentos. Um grande sinal de que as pessoas estão de certa forma mais conscientes, comprando de acordo com o que podem pagar e quitando suas dívidas”, avalia Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial.