Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cadê o acordo com sindicato?

25 de Abril de 2020 às 00:01

Cadê o acordo com sindicato? Crédito da foto: Fábio Rogério (24/4/2020)

Ontem, os usuários do transporte coletivo de Sorocaba ficaram mais uma vez a ver navios. Em meio à reclamações de falta de salários, os ônibus foram deixados nas garagens e nos terminais. O trabalhador, mais uma vez, teve problemas para retornar para casa e mais uma vez, sem prévio aviso. E diante dessa situação, esses mesmos usuários e a população de Sorocaba ainda não tiveram acesso ao acordo feito no final de março, pondo, inclusive, em tese, fim a um processo judicial. No acordo, de um lado, o Sindicato dos Rodoviários, de outro, a Prefeitura de Sorocaba. A transparência, aparentemente, ficou sem lado.

Cadê a redução?

Prometido para essa semana, o projeto de lei para redução dos salários da chefe do Executivo, dos secretários municipais e até, que sabe, dos vereadores de Sorocaba, não saiu do papel, ao menos até ontem. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o projeto de lei estava ontem em fase final de elaboração, na Secretaria Jurídica, para posterior envio à Câmara de Vereadores. O dinheiro economizado será usado para o enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Enquanto isso...

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou ontem o requerimento de urgência ao projeto de resolução 13 de 2020. O projeto trata da redução do subsídio dos deputados estaduais e de outras medidas administrativas emergenciais de combate à pandemia do coronavírus no Estado. A medida foi proposta pela Mesa Diretora. O projeto prevê a diminuição de 25% do orçamento da Assembleia Legislativa, que, na prática, representa R$ 320 milhões. Para chegar a este valor, deputados estaduais deixarão de receber 30% dos subsídios; o mesmo percentual será aplicado para a redução da verba de gabinete.

Mais mudanças

A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) planeja novas alterações no quadro de secretários. Na berlinda, Marcelo Regalado, titular da Fazenda. Regalado é indicação do vereador Irineu de Toledo (Republicanos). Fábio Martins, atualmente titular da Secretaria de Planejamento, e que já atuou na Fazenda, é o mais cotado para chefiar a pasta. A efetivação da troca, caso consolidada, deverá ocorrer na semana que vem.

Reunião sobre Covid-19

A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR) realizou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, videoconferência com dezenas de prefeitos do Estado. Na ocasião, os secretários da SDR, Marco Vinholi; Desenvolvimento Social, Célia Parns, e os doutores Júlio Croda e Carlos Magno Fortaleza, do Centro de Contingência da Covid-19, reforçaram a importância de os municípios seguirem o decreto estadual e sanaram algumas questões das autoridades municipais. A flexibilização do isolamento social foi um dos temas abordados.