Informação Livre

Bombeiros atendem a 456 queimadas em 79 dias em Sorocaba

O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros atua em 50 municípios do Estado, além de Sorocaba
Bombeiros atendem 456 queimadas em 79 dias
Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (29/6/2019)

Num período de 79 dias, entre junho e 18 de agosto, o Corpo de Bombeiros já atendeu a 456 focos de incêndio apenas na cidade Sorocaba. A informação é do comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Ângelo de Campos. Ele usou nesta terça-feira (27) a tribuna da Câmara durante a sessão ordinária para falar sobre o tema.

O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros atua em 50 municípios do Estado, além de Sorocaba, desde Araçariguama até a divisa com o Paraná, região na qual há 16 quartéis da corporação.

“Tenho de manter Sorocaba, manter as cidades do entorno e também sair para atender a todos os demais municípios”, afirma o comandante.

Licitação ao vivo

A partir desta quarta-feira, a Prefeitura de Sorocaba vai disponibilizar o sistema que permite a transmissão em tempo real de todas as sessões de licitação referentes à municipalidade. A iniciativa atende à Lei Municipal nº 12.007, de 29 de maio de 2019. O acesso às exibições será por meio do ícone “Licitação ao Vivo”, localizado na página da Secretaria de Licitações e Contratos (Selc).

Realizando essa conexão, a pessoa será redirecionada para um canal do Youtube gerenciado pela Prefeitura e poderá acompanhar a sessão. Jefferson Klarosk, chefe da divisão de Infraestrutura e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, explica que, alguns minutos antes da abertura do certame, estarão disponíveis na tela as informações sobre o processo de licitação em questão. Para a prefeita Jaqueline Coutinho, o sistema garante transparência, confiabilidade e imparcialidade.

Leia mais  Vacinação de policiais

Quer saber

O vereador Wanderley Diogo (PRP) apresentou na sessão desta terça-feira (27) à Mesa Diretora da Câmara um requerimento pedindo informações sobre as obras de educação em andamento nos bairros Carandá e Altos de Ipanema 2. Conforme matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul, no sábado (24), as cinco unidades deveriam ter sido entregues em maio deste ano. O parlamentar quer saber quando as unidades serão entregues e as razões do atraso, em caso de não haver previsão.

Combate ao trabalho infantil

Na próxima sexta-feira (30), às 9h30, na Câmara Municipal de Sorocaba, acontece o lançamento do projeto “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil”. Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Instituto C&A, o projeto visa construir junto às trabalhadoras/es do setor estratégias de enfrentamento ao trabalho precário em todas as suas formas, com recorte no trabalho infantil.

Leia mais  Vereador cobra hospital de campanha do Estado em Sorocaba

Softwares educacionais

Na última segunda-feira (26), na Prefeitura de Tatuí, Eduardo Souza, apresentou os softwares educacionais que serão implantados na rede municipal de ensino da cidade. Ele é representante da empresa vencedora do pregão presencial 59/2019 — processo licitatório 102/2019, realizado no dia 15 de agosto deste ano. De acordo com a Prefeitura, os softwares terão conteúdos gamificados para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1 e 2 (1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos), com aplicação de elementos de jogos com conteúdo educativo, como regras, estratégias, desafios, recompensas, entre outros. Para os professores, o software oferecerá um banco de aulas digitais programadas de acordo com temas e disciplinas.

Comentários