Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bombeiros atendem a 456 queimadas em 79 dias em Sorocaba

28 de Agosto de 2019 às 00:01

Bombeiros atendem 456 queimadas em 79 dias Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (29/6/2019)

Num período de 79 dias, entre junho e 18 de agosto, o Corpo de Bombeiros já atendeu a 456 focos de incêndio apenas na cidade Sorocaba. A informação é do comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Ângelo de Campos. Ele usou nesta terça-feira (27) a tribuna da Câmara durante a sessão ordinária para falar sobre o tema.

O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros atua em 50 municípios do Estado, além de Sorocaba, desde Araçariguama até a divisa com o Paraná, região na qual há 16 quartéis da corporação.

“Tenho de manter Sorocaba, manter as cidades do entorno e também sair para atender a todos os demais municípios”, afirma o comandante.

Licitação ao vivo

A partir desta quarta-feira, a Prefeitura de Sorocaba vai disponibilizar o sistema que permite a transmissão em tempo real de todas as sessões de licitação referentes à municipalidade. A iniciativa atende à Lei Municipal nº 12.007, de 29 de maio de 2019. O acesso às exibições será por meio do ícone “Licitação ao Vivo”, localizado na página da Secretaria de Licitações e Contratos (Selc).

Realizando essa conexão, a pessoa será redirecionada para um canal do Youtube gerenciado pela Prefeitura e poderá acompanhar a sessão. Jefferson Klarosk, chefe da divisão de Infraestrutura e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, explica que, alguns minutos antes da abertura do certame, estarão disponíveis na tela as informações sobre o processo de licitação em questão. Para a prefeita Jaqueline Coutinho, o sistema garante transparência, confiabilidade e imparcialidade.

Quer saber

O vereador Wanderley Diogo (PRP) apresentou na sessão desta terça-feira (27) à Mesa Diretora da Câmara um requerimento pedindo informações sobre as obras de educação em andamento nos bairros Carandá e Altos de Ipanema 2. Conforme matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul, no sábado (24), as cinco unidades deveriam ter sido entregues em maio deste ano. O parlamentar quer saber quando as unidades serão entregues e as razões do atraso, em caso de não haver previsão.

Combate ao trabalho infantil

Na próxima sexta-feira (30), às 9h30, na Câmara Municipal de Sorocaba, acontece o lançamento do projeto “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil”. Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Instituto C&A, o projeto visa construir junto às trabalhadoras/es do setor estratégias de enfrentamento ao trabalho precário em todas as suas formas, com recorte no trabalho infantil.

Softwares educacionais

Na última segunda-feira (26), na Prefeitura de Tatuí, Eduardo Souza, apresentou os softwares educacionais que serão implantados na rede municipal de ensino da cidade. Ele é representante da empresa vencedora do pregão presencial 59/2019 -- processo licitatório 102/2019, realizado no dia 15 de agosto deste ano. De acordo com a Prefeitura, os softwares terão conteúdos gamificados para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1 e 2 (1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos), com aplicação de elementos de jogos com conteúdo educativo, como regras, estratégias, desafios, recompensas, entre outros. Para os professores, o software oferecerá um banco de aulas digitais programadas de acordo com temas e disciplinas.