Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bom restabelecimento

07 de Junho de 2019 às 22:58

Bom restabelecimento Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (1/11/2016)

O prefeito de Sorocaba José Crespo (DEM) deve passar por um procedimento cirúrgico nos próximos dias. O que ainda não está claro é quantos dias de afastamento ele terá. Pessoas ligadas ao Executivo falam em até dez dias.

Descanso Privilegiado

Será um bom tempo para relaxar porque as coisas continuam acontecendo. Desde o dia 3 deste mês, o processo referente à operação Casa de Papel está tramitando no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Capital. O fato ocorreu devido à situação de foro privilegiado do prefeito José Crespo. Agora, tudo está na 8ª Câmara Criminal, inclusive decisões pendentes da instância local.

Acordo ou Acordo

Existe um processo, resultado de um inquérito, que corre em segredo de Justiça, que deverá levar a um acordo, com multa, para que seja resolvido. Os envolvidos são figuras que têm estado no holofote público há algum tempo. Até o dia 19 haverá uma audiência do processo. Tudo indica um acordo.

Lei protege os meliponíneos

Os meliponíneos (colmeias de abelhas) que estiverem em risco, em locais condenados ou alojadas em locais inadequados e inóspitos que coloquem em risco a vida dos membros da colônia, devem ser resgatadas por meliponicultores (criadores de abelhas especializados) devidamente cadastrados no município. É o que estabelece a Lei 12.013, de 4 de junho de 2019, publicada na edição de quarta-feira do Jornal do Município. São considerados locais de risco para as abelhas a rede elétrica, mobiliário urbano, edificação de qualquer natureza com risco de desabamento ou reforma autorizada e as árvores liberadas para corte. Verificada a existência de ninho ou colmeia em construção pública ou particular a ser demolida, em árvore a ser retirada de sua base ou em poste de energia a ser retirado deverá ser solicitada a retirada de meliponíneo por técnico responsável devidamente cadastrado.

Índice menor

Uma notícia positiva para os paulistas. O Estado de São Paulo tem a menor taxa de homicídios de todo o país, além de apresentar a maior redução nesta modalidade criminal entre 2007 e 2017, de acordo com o Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Atlas da Violência mapeia os indicadores de violência em todo o país e é realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, São Paulo teve uma queda de 33,5% na taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes entre 2007 (quando o índice foi de 15,4) e 2017, ocasião em que o indicador foi de 10,3 ocorrências. Trata-se do menor índice do país. O que não está explicado no Atlas é quantas pessoas, em especial as mais humildes, desistem de registrar um Boletim de Ocorrência, mesmo em casos mais graves, porque a burocracia na polícia estimula o distanciamento do cidadão-vítima. Sem Boletim, sem estatística.

App de Tatuí

Desenvolvido por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Tatuí, o aplicativo CalcMedic faz o cálculo exato da dosagem dos medicamentos, o que garante mais segurança e agilidade no atendimento de pacientes. Os profissionais de saúde agora podem baixar gratuitamente o app. Mais de 15 mil downloads do aplicativo já foram feitos em todo o Brasil. Os criadores do CalcMedic são tecnólogos formados pela Fatec, que agora estão cursando a segunda graduação na mesma unidade.

Gerenciamento exemplar

A prefeitura de Santo Antônio do Pinhal adotou um sistema digital de documentos. Desde 8 de abril, os órgãos públicos municipais não aceitam documentos impressos em papel. “Hoje não entra papel na prefeitura nem para projeto de engenharia. Até as plantas são anexadas digitalmente”, conta o prefeito Clodomiro Júnior. Com isso, o município já economizou cerca de 40 mil impressões e os projetos, que tramitavam por mais de duas semanas, são resolvidos agora em dois dias.